segunda-feira, 8 de março de 2010

Seviche


Seviche é a grafia correta da mais nova onda da gastronomia. No Peru, este prato tradicional é conhecido e chamado pela maioria como cebiche ou ceviche. Modismos à parte sempre gostei dessa mistura de frutos do mar com limão.

Quando fiz meus primeiros tartares, arriscava colocar um pouco de suco de limão e o resultado era extraordinário. A receita mudava, pois o tartare é cru. A acidez do limão cozinhava levemente o peixe e mudava um pouco sua textura.

Aqui em Porto Alegre é praticamente impossível de fazer um bom seviche. Estamos longe do mar, e o peixe e frutos do mar frescos, são pré-requesitos para se fazer esse prato. É importante lembrar, que em hipótese alguma deve-se usar produtos congelados.

A revista Gula e outras publicações estão chamando-o de o novo sushi. Apesar das semalhanças do peixe cru, penso que fica por aí as comparações. Na receita clássica peruana entra a batata doce, o milho verde, ají e a cebola roxa. Além do leite de tigre, à base de suco de limão.

Por enquanto, nenhum restaurante da cidade arriscou-se a servir esse prato, muito comum em regiões do Pacífico. Sejamos francos, aonde encontraremos um robalo fresco aqui nos pampas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário