terça-feira, 9 de março de 2010

Mostarda

Minha preferida

Só fui provar mostarda na minha adolescência. Até então, certos alimentos eram proibidos dentro de casa. O pai era enfático "mostarda é muito forte", e ponto final. Aos poucos fui provando e aprovando alguns desses alimentos e condimentos que não entravam em nossa geladeira e dispensa.

De todos, o que mais gostei foi da mostarda. Que sabor, que descoberta! Como fiquei tantos anos sem comer isso? Não importa, não devemos ficar olhando pra trás e ficar lamentando o que deixamos de fazer ou viver. O que realmente interessa é o presente.

Mas gosto de lembrar o dia que provei mostarda pela primeira vez. Foi no Uruguai, mais precisamente em Rivera. Uma das atrações da cidade é o pancho caliente, vendido em pequenas "carrocinhas" espalhadas pelas esquinas.

Ao contrário do cachorro quente gaúcho, que leva cerca de 300 ingredientes (só falta colocarem ovo), o pancho me cativou e ganhou minha preferência pela sua simplicidade. Apenas um pequeno pão, salsicha extra large, queijo ralado de qualidade e mostarda.

Foi paixão a primeira mordida. Pelo pancho e, é claro, pela mostarda. Acabei de chegar do Mercado Público e trouxe na sacola minhas preferidas, as de Dijon. A tradicional e a l'Ancienne. Com elas faço molhos pra salada, filé, cordeiro. E no dia a dia, apenas no pão, com um bom queijo e mortadela.

Um comentário:

  1. Confesso que nunca gostei de mostarde, sabor e cheiro, mas qdo meus pais voltaram da viagem que fizeram a Europa e passaram por Dijo, resolveram trazer um potinhos.
    Gente, qdo vi aquele monte de pote (2 grandes e vários pequenininhos), pensei; "xiii... vai estragar tudo, ninguém vai comer"
    Minha mãe comentou que essas mostardas não são iguais as daqui do Brasil, então resolvi experimentar, ah... pra quê.. acabei com o primeiro pote em poucos dias... rsrs
    Picante, muito gostoso, com pão então... humm!!
    Meu conceito sobre mostarda se transformou completamente, mas confesso que preferi as picantes...

    ResponderExcluir