quarta-feira, 24 de março de 2010

Mesa Especial

Menu Ratatouille

Semana passada tive uma experiência e tanto. O desafio era cozinhar para um público muito seleto e extremamente exigente: pré-adolescentes na faixa dos 12 anos. O Mesa de Cinema da Rejane Martins, entrou em cena no aniversário da Laura Medeiros, filha da nossa amiga Ana Zita, proprietária da padaria mais charmosa de Porto Alegre, a Barbarella.

Desafio aceito, lá vamos nós. Sopa no cardápio. Será que eles vão gostar? Assim como o ratinho, fui fazendo minha alquimia, e a sopa começou a tomar forma e corpo. Sorte que não estava um calorão, senão seria um desastre.

Legumes. Vai ser difícil, pensei, pois não conheço uma criança que goste de legumes e verduras. E o prato que leva o nome do filme tem berinjela e abobrinha. E agora?

O prato principal não tinha erro. Filé, batatas e cogumelos. Difícil não ser aceito. Mesmo assim fiquei com um pé atrás por causa dos cogumelos. A sobremesa tinha certeza que seria ovacionada por eles: creme de Nutella, frutas e calda de chocolate.

Após 6 horas dentro da cozinha, a Rejane me chamou para apresentar-me aos comensais. Para minha surpresa fui aplaudido por todos. A felicidade estava estampada em meu rosto, e disse sem titubear quando me passaram a palavra: "este, certamente, foi o público mais exigente que já cozinhei. Portanto, posso dizer que estou muito contente em saber que vocês gostaram de verdade".

Todos os pratos voltavam vazios. Fiquei na dúvida. Qual será que eles mais gostaram? A resposta veio numa mensagem de texto da Ana no dia seguinte: "perguntei pra Laura qual prato ela mais gostou. Adivinhe? A sopa! Eu nunca vi ela comer sopa..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário