quinta-feira, 1 de outubro de 2009

PF

Prato-feito no capricho

Durante muito tempo na região de Garopaba e Imbituba existia apenas três opções de pratos para almoçar e jantar. O prato-feito de peixe, o de frango e o de carne. Por razões óbvias, sempre pedia o de peixe. Que era muito fresco e saboroso.

Além do peixe, o prato continha feijão, arroz, farofa amarela, alface, tomate e batatas fritas. Tudo em um prato só. Te serviam na mesa e a atmosfera dos restaurantes era bem tranquila. Sempre ia olhar a cozinha. Geralmente eram famílias que trabalhavam juntos e serviam os surfistas e eventuais turistas. Quase a totalidade das pessoas que circulavam na praia estavam ligadas ao esporte.

O exercício no mar cansa. Nada melhor para repor a energia do que comer esse PF. Com o tempo o sistema de buffet foi substituindo o prato-feito, e hoje ele praticamente sumiu. É uma pena, pois esse tipo de refeição fez parte da cultura local por muito tempo. A gastronomia deveria ser mais valorizada e não perder sua identidade.

Quando o povo brasileiro se der conta disso, e passar a entender a riqueza que nosso país tem também nesta área, vai ficar estarrecido. Essa informação, de que é muito provável que a próxima revolução na cozinha virá de produtos da Amazonia, é pouco difundida. Somente quem se interessa pelo assunto sabe disso. Os chefs extrangeiros estão com olhos voltados para aqui, e alguns já sabem mais desses produtos do que nós mesmos.

Chegou a hora de fazer uma revolução. De valorizar os produtos locais e também nossos produtores. É assim lá fora e todos admiram as regiões onde o terroir é uma instituição. Toscana e Provence são dois fáceis exemplos do que estou falando. Culinária simples, feita com os melhores produtos que se encontra na região. Sempre com o frescor das ervas aromáticas.

Mas e o PF, o gostoso e singelo prato-feito, aonde foi parar?

2 comentários:

  1. Como eu adorava os PF's! Nostalgia...
    Lembro minha desilusão qdo percebi que quase não tinha mais esta opção nos restaurantes em Santa.
    Adorei a lembrança!

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris, um dia alguém vai se ligar e fazer de novo o velho PF... Esse retorno tem que acontecer!

    ResponderExcluir