quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Grillo

Grillo de beber

Quando passei os olhos pelos vinhos italianos na Via Vino, um rótulo me chamou a atenção: Grillo. Estranho uma casta com este nome, pensei. Isso faz mais de um ano, e neste sábado matarei minha curiosidade e degustarei o Grillo na aula de enogastronomia e cultura batizada de Lugares e Sabores.

Este vinho foi a escolha do Léo, gerente da Via Vino, para a harmonização do salmão com risoto de limão siciliano. A aula falará da cultura da Sicília, ilha onde a gastronomia é patrimônio cultural.

Pesquisei mais sobre a casta e consegui as seguintes informações.

Descrição: A Itália é o país com maior número de vinhas autóctones. Passam de 1.500 tipos! É muito interessante perceber a riqueza de aromas e paladares que podemos encontrar em vinhos distintos, como é o caso deste siciliano Grillo.
Grillo é o nome da uva. Tem personalidade, lembra ervas, especiarias, pimenta verde. Vinho concentrado, acompanha maravilhosamente bem massas com verduras, peixes ao forno e carnes brancas. Um vinho branco distinto do que habitualmente se bebe no Brasil. Vale a pena experimentar esta jóia que estará presente no Lugares e Sabores especial da Sicília.
Temperatura de serviço: 10-12° C
Acompanhamento: Sopas, Risotos ou Massas Elaboradas; Peixes Elaborados; Frutos do Mar
Produtor: Cantine Fina
Graduação alcoólica: 13,5% vol.
Conheça a vinícola: www.cantinefina.it

Nenhum comentário:

Postar um comentário