terça-feira, 6 de outubro de 2009

Itália

Itália de A a Z por Carluccio

Estou pesquisando mais a fundo sobre a cozinha clássica italiana. Nada melhor do que bons livros para me ajudar nas novas criações que tenho em mente. Conheço bem a culinária da bota, mas a Itália é como o Brasil, com culturas distintas dentro do mesmo país. Ao total são vinte regiões. Entretanto, existe uma preocupação em comum: o uso do melhor produto local.

Adoro a cozinha francesa, suas técnicas e sua história. Mas não devemos esquecer que foram os italianos, através da rainha Catarina de Médice, que levaram para a França a idéia de utilizar e valorizar os produtos da região. Catarina levou uma legião de cozinheiros, padeiros e confeiteiros para compor sua comitiva. Era uma verdadeira gourmet.

Recomendo esses dois livros que comprei na loja virtual da Fnac. A Marcella Hazan é considerada pelos americanos como a pessoa mais influente e conhecedora da cozinha italiana. Morou anos em NY e atualmente vive com seu marido num castelo em Veneza, aonde leciona a cozinha do seu país. Fundamentos da Cozinha Italiana Clássica é uma compilação de duas obras atualizadas. Excelente fonte de informação para profissionais, gourmets e apreciadores da boa mesa.

Já a Cozinha Italiana Completa de Antonio Carluccio traz lindas imagens dos ingredientes que compõem essa culinária marcante, amada por todos ao redor do mundo. Gostei do método de classificação dos alimentos no livro de Carluccio, divididos em grupos: massa, arroz, peixes e etc. Tudo muito claro e fácil de entender.

Sabedoria italiana traduzida em palavras

Nenhum comentário:

Postar um comentário