terça-feira, 20 de outubro de 2009

Bagels

Uni duni tê...

Quando morei em Los Angeles entrei na Noah's e provei pela primeira vez o pão chamado bagel. Era pertinho de casa, na Marina del Rey. Diversos sabores me deixava zonzo e pedia a plain, ou seja, pura mesmo, quase sempre. Levava pra casa e fazia o café da manhã. O cream cheese é seu par perfeito. Fica muito bem com esse pão, que tem o interior macio e fofo e uma casca lisa e estalidiça.

Ontem fui na Barbarella. Lá tem um bagel com cream cheese que me fez lembrar o do Noah's. A Ana Zita me contou detalhes da preparação desse pão de origem judaíca. Bem trabalhoso por sinal, pois a massa é imersa em água fervente antes de ir ao forno.

Fui pesquisar mais detalhes e descobri que segundo diz a lenda, o bagel, originalmente chamada beugel, foi criado em 1683 por um padeiro judeu em Viena, na Austria. Foi em agradecimento ao rei da Polônia por proteger seus país de invasores turcos. Quando os imigrantes judeus austríacos chegaram em New York nos anos 20, levaram com eles a receita dos bagels.

Quando chegou pela primeira vez em Washigton DC no ano 1966, o veterano padeiro ouviu uma pergunta do seu landlord: "quem pagará 7 cents por um pão?", muito caro para a época. Milhões de pessoas, saberia mais tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário