sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Mestres - 3º Capítulo

Simplesmente o melhor do Brasil

Meu último mestre é de uma humildade e gentileza não vista. Ele é "o cara" da culinária tailandesa no Brasil, mas faz questão de não ser chamado de chef. Mas ele é, e dos bons.

O Edú Sehn já perdeu as contas de quantas vezes foi à Tailândia. O seu restaurante é a verdadeira embaixada tailandesa no Brasil. Não é a toa que o Koh Pee Pee recebeu um selo do governo tailandês certificando a autenticidade de seus pratos.

Quando fui entrevistado por ele pude perceber que se tratava de uma pessoa extremamente séria e zelosa com as questões que envolvem o restaurante. O cuidado e o perfeccionismo do Edú, pode ser notado em todos lugares dentro desse verdadeiro templo oriental. Das louças pintadas a mão, dos insumos importados da Tailândia, o cardápio, a carta de vinhos, enfim, tudo é bonito, bem feito e de muito bom gosto.

Mesmo não fazendo parte do operacional, ele é quem rege com maestria as três cozinhas do Koh Pee Pee. Afinal, vocês acham que o Atala cozinha no D.O.M.? A arte de comandar uma equipe vai muito além do ato de cozinhar. É algo mais grandioso, que requer muita experiência, paciência, tolerância e bom humor. E isso, ele tem de sobra.

Meu primeiro mês no Koh Pee Pee foi surreal. Acostumado a jornadas estafantes e muita pressão, tive um presente. Só fiz duas coisas, comi e li. Li quase todos os livros da biblioteca do Edú. Minha sede de informação era enorme, e fiz uma imersão na cultura Thai. Provei todos os pratos do cardápio, aprendi como eram feitos, conheci todos os insumos e suas particulariedades.

Antes disso, não sabia o que era açúcar de palmeira, manjericão doce, galangal, folha de limão kaffir, curry verde e vermelho, talo de cidró, molho de ostra, creme de coco e etc. O Edú fazia questão de ensinar como se fazia os curries, as características de cada ingrediente e o equilibrio entre os sabores, que é o fato mais importante na culinária tailandesa.

Esse post é um "muito obrigado" à todos que foram citados nesses três capítulos. Faço questão de deixar registrado neste espaço uma homenagem aos meus mentores. O aprendiz agora virou mestre também, e tento passar um pouquinho do que aprendi com eles aos meus alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário