quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O lado bom

Não basta ser bonitinho, tem que ter sabor!

Essa nova onda que está colocando a gastronomia nos holofotes e fazendo com que os jovens queiram ser chef de cozinha tem um lado extremamente positivo. Não vou comentar sobre a glamourização da profissão, isso já foi dito aqui em outro post.

O lado bom que vejo nisso tudo é que as pessoas estão aprendendo a comer bem e dando valor para um prato bem executado. É claro que a grande maioria só pensa em repor as energias para continuar trabalhando quando falamos em comida. Mas mesmo essa minoria, que paga para ir a um bom restaurante, muitas vezes não sabe distinguir um prato bem feito de um mais ou menos.

O estudo e a informação, aliado ao suor, está fazendo com que os restaurantes tenham em suas equipes bons profissionais. Muitos desses profissionais saem de um curso ou faculdade com a parte teórica afiada. Porém quando o bixo pega na cozinha, a prática fala mais alto e toda teoria cai por água abaixo.

A diferença do bom para o excelente cozinheiro é saber usar a teoria em seu favor, mas sempre lembrando de como será para operacionalizar essas idéias na prática. Vi diversas situações quando trabalhei no Koh Pee Pee de receitas muito boas, mas difícil de colocar em produção, devido ao tamanho da cozinha e a complexidade das receitas.

Valorizar o profissional e o estabelecimento é o mais importante nesse momento pra que a nossa cultura gastronômica cresça, e talvez, quem sabe um dia, seja como na Europa.

2 comentários:

  1. Ótimo texto e muito pertinente! Disseste tudo.
    Beijo, Cris

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Cris! É importante ressaltar e dar ênfase também para o lado positivo dessa onda toda encima da gastronomia. Bjs

    ResponderExcluir