sexta-feira, 11 de junho de 2010
Pudim de Leite Moça
O doce que mais marcou minha infância foi o pudim de leite. Lá estava ele, presente em todas as reuniões de família e finais de semana. A versão laranja era repudiada pela minha pessoa. Não tinha vez. Desde então passei a observar que o mesmo doce tinha sabores diferentes, dependo do lugar onde comia e de quem o preparava. Os de buffet a quilo tem sempre o mesmo sabor, insosso, calda rala e com pouco, ou quase nada de leite condensado. É esse ingrediente que faz a diferença no quesito sabor. Na questão textura, quem manda é a calda e a cocção em banho-maria, sem pressa alguma, de preferência. A calda tornar-se-a o topo do pudim, e ela não pode ser muito rija, nem rala demais. O mesmo vale para o recheio, se estiver molengo, caindo após a primeira servida, será um desastre, esfarelando-se.
Enfim, por mais simples que seja o doce, se ele não for bem executado, ficará ruim e intragável.
Sempre segui essa receita do site da Nestlé.
Pudim de Leite Moça
Ingredientes - Quantidades
Calda
Açúcar - 1 xícara de chá
Pudim
Leite Moça - 1 lata
Leite integral - 2 medidas da lata de Leite Moça
Ovos - 3 unidades
Preparação:
Calda
-Em uma panela de fundo largo derreta o açúcar até ficar dourado. Junte meia xícara (chá) de água quente e mexa com uma colher. Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar e a calda engrossar. Forre com a calda uma fôrma com furo central (19cm de diâmetro) e reserve.
Pudim
-Bata todos os ingredientes do pudim no liquidificador e despeje na fôrma reservada. Asse em banho-maria, em forno médio (180ºC), por cerca de 1 hora e 30 minutos.
-Depois de frio, leve para gelar por cerca de 6 horas. Desenforme e sirva a seguir.
Dicas:
- O pudim desenforma melhor quando bem gelado. Se possível, prepare-o na véspera.
-Para saber se o pudim já está assado, espete-o com uma faca. Esta deve sair limpa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bom , eu concordo com vc, esse pudim além de delicioso ja é uma tradição mesmo no quesito sobremesa, acho que todo mundo apela para ele de vez em quando, pq se demoramos, sentimos sua falta, e essa foto arrazou. beijinhos
ResponderExcluirOi Suely, clássicos são clássicos, se for bem feito, é sempre bem-vindo! bjs
ResponderExcluir