quarta-feira, 23 de junho de 2010

The Frugal Gourmet

The Frugal Gourmet foi o melhor programa de gastronomia até hoje. Jeff Smith tinha carisma e sabia o que estava fazendo quando executava uma receita. O The Frugal Gourmet teve longa duração, de 1983 até 1997. O programa saiu do ar porque Jeff foi acusado por pedofilia, mas nunca foi condenado.

Lembro de episódios onde ele visitava feiras, comprava os produtos, falava sobre suas origens e ia para cozinha fazer pratos que dava água na boca. Jeff realmente descomplicava as coisas, deixando tudo simples e sem mistérios.

Smith morreu em 2004 devido a complicações no coração, doença que teve durante vinte anos. Escreveu doze livros, que vendeu sete milhões de cópias. Foi o maior fenômeno da televisão dos Estados Unidos no que se refere a gastronomia. Fez com que os amerianos passassem a apreciar a boa mesa, incluindo os vinhos, outra grande paixão.

Os programas de culinária que temos atualmente deveriam reverenciar o mestre Jeff Smith a cada episódio. Ele foi o precursor e abriu o caminho para que viesse os Jamies, Oliviers, Gordons, Emerils e tantos outros.

2 comentários:

  1. Bah, via muito os programas junto com a minha mãe e a gente trocava idéias sobre os preparos e tal...
    Lembro de um clássico programa em que o Elmo, do Vila Sésamo, foi visitar ele. Eles ficavam dando muitas risadas e preparando coisas pra criançada.
    To tentando lembra o nome do ajudante dele que aparecia de vez em quando pra dar uma força em alguma preparação... Steve?
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Otto, lembro desse dia do Elmo, um clássico, certamente! Mas não recordo o nome do assistente...
    Abraço

    ResponderExcluir