domingo, 3 de janeiro de 2010

Verão

Furabolo, um clássico da Gelato nos anos 80

O verão é a estação do ano mais aguardada pelos brasileiros. De uma hora pra outra todo mundo começa a fazer exercícios, tomar água em quantidades abundantes e comer com mais moderação, após as festas de final de ano, é claro.

Aqui em Porto Alegre acontece um fenômeno antigo que se chama veranear. O veraneio é mais ou menos assim: metade da população da cidade vai de mala e cuia para o litoral, comer milho verde e tomar caipirinha na beira de nossas belas praias. Enfrentar um engarrafamento pra ir à qualquer lugar? Sem problemas. Freeway lotada e motoristas imprudentes no final de semana? Faz parte do show do verão.

Deu pra perceber no tom irônico que não sou muito fã do verão. Odeio calor, apenas o suporto na cozinha. Ali não dou bola se está 40 ou 50 graus Celcius, quanto mais quente melhor. Já no dia a dia não suporto esse abafamento característico da minha cidade natal. A umidade quase me mata, não dá vontade nem de sair de casa. Aqui é o inferno só que sem o diabo.

Como gosto de pegar onda, o verão é o paraíso dos merrequeiros e marinheiros de primeira viagem. O que não acontece no inverno, onde as ondas maiores e a água fria afugenta quem não é do ramo. Esta onda de calor leva também ao litoral pessoas que adoram ouvir gêneros musicais um tanto duvidoso em relação a qualidade. Tudo bem se fosse num volume razoável, mas isto está fora de cogitação. O legal, no verão, é ouvir som no volume mais alto pra ver quem tem mais decibéis no aparelho de som.

Mas nem tudo é ruim no verão, no meu ponto de vista. Tenho boas lembranças de meus amigos, de surfar cedinho no Rosa Norte ou na Plataforma de Atlântida. De comer puxa-puxa, de fazer um churrasco com a família, dos picolés da Gelato, das casquinhas na beira de praia. Enfim, coisas banais, mas que no verão são extraordinariamente divertidas e saborosas, talvez pela simplicidade e gostinho de nostalgia da infância.

Sem querer ser o "estraga prazeres", entretanto, chega logo outono!

Nenhum comentário:

Postar um comentário