Hoje estava vendo mais um episódio do Kitchen Nightmares, programa do chef Gordon Ramsay, o qual ele vai a um restaurante e presta uma consultoria completa: cardápio, equipe, decoração e etc. Peguei no meio e o chef já havia reformulado a carta de um restaurante italiano, e tinha chegado a grande hora. O proprietário do Campania era um chef sem muita experiência, mas com muita força de vontade.
O restaurante estava bombando na reestréia, e o bixo começou a pegar na cozinha. A pressão comendo e o jovem chef, em certo momento, não se controlou e abandonou sua equipe, indo para o salão afim de esfriar a cabeça. Não sabia onde se enfiar quando começou a receber algumas críticas dos comensais, de que alguns pratos não estavam de acordo em relação a sabor e textura.
Quando retornou para a cozinha, foi interpelado por Ramsay, que disse que ele poderia ir ao salão, mas por 30 segundos e tinha que voltar para ajudar e chefiar sua equipe. No fim tudo deu certo, mas o que me chamou atenção foi logo no início, quando tudo ia bem, uma mesa inteira reclamou dos pratos. Uma senhora de idade foi enfática:" esse steak está duro, não daria para o meu cachorro comer. Está tudo ruim."
A atendente levou o prato para a cozinha, relatando a reclamação da cliente. Gordon, atento, pediu para ver o steak. Após examiná-lo com cuidado, o chef disse que não tinha nada errado e comprou a briga pelo Campania. Fez o que a maioria dos chefs gostaria de fazer, mas não fazem: enfrentou o cliente. Com seu estilo "suave e delicado" ele mandou a senhora calar a boca e se retirar, pois o steak estava padrão.
Esse é um capítulo muito difícil da relação entre cliente e restaurante. A máxima de que o cliente sempre tem razão, na minha opinião, é errado. Cada caso é um caso. Aqui no Brasil os comensais, geralmente, deitam e rolam, pois essa cultura de que eles têm sempre a razão está impregnada por todos os cantos.
Lembro que na Califórnia, ao lado do caixa, por lei, existe uma placa que diz o seguinte: "we reserve the right to refuse service to anyone". No bom português quer dizer que eles podem recusar atender o cliente, se ele for inconveniente, ou se o dono e o gerente quiser, por qualquer motivo.
Já pensou se essa lei entra em vigor aqui no Brasil? Não sei se iria ser utilizada, pois a cultura dos senhores feudais ainda está entranhada no povo. Aqueles que pagam, infelizmente, acham que tem o direito de reclamar de tudo (e muitas vezes querem comer de graça por isso). E o proprietário, quase sempre, fica com medo de perder o cliente.
Situação delicada essa, não é mesmo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário