sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Um pouco do Mesa

Cordeiro ao molho de pimentão vermelho com purê de grão de bico

Fazer o quinto aniversário e a 50ª edição do Mesa do Cinema foi uma experiência e tanto para mim. Por esse evento já passou grandes chefs do cenário nacional e local, como Claude Troisgos, Emmanuel Bassoleil, Carla Pernambuco, Helena Rizzo, Jorge Nascimento, Philippe Remondeau, Gerard Durand. Portanto, a expectativa era grande em torno do meu cardápio e se eu iria fazer bonito e honrar o nome dessa turma e do Mesa.

Ao lado do meu grande amigo e exímio cozinheiro, Matias Moreno, topamos o desafio e subimos a serra em direção a São Francisco de Paula, mas exatamente para a bela e romântica Pousada do Engenho. Chegamos na véspera com o intuito de adiantar algumas coisas, mas a cozinha só seria liberada no outro dia, logo após o almoço. Fizemos um roteiro e seguimos à risca, começando pela sobremesa, um creme catalão com folha de limão kaffir, e passamos para as tapas do coquetel.

O grão de bico já estava de molho e colocamos num caldeirão para cozinhá-lo. Demorado é pouco, o que leva esse grão para cozinhar, até ser transformado em purê. As tarefas foram divididas e a cozinha transpirava. Batata, mini batata, pernil de cordeiro, espetinho de camarão no alecrim, molho de pimentão vermelho e de cava com açafrão. Ufa, era muita coisa pra produzir, por isso gostaria de ressaltar o apoio e assistência da cozinheira da pousada, a Fátima, e sua assistente, a Mara. Sem elas, certamente seria bem difícil de fazer esse jantar.

No final, é sempre o chef que é aclamado e aplaudido. Aqueles que sabem o árduo trabalho de preparar um jantar impecável, sempre repartirá a vitória e os aplausos com sua equipe. Foi isso que fiz, e continuarei fazendo ao longo da minha carreira.

Foto: Joana Moreira

2 comentários:

  1. Adorei a idéia do purê de grão de bico, pq amo esse grão, dou descendente de espanhóis...imagina...O prato esta lindo e apetitoso. beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Suely, tenho certeza que você iria gostar do cardápio do Mesa, com inspiração na Espanha. Vou colocar outras fotos dos pratos na sequência. bjs

    ResponderExcluir