segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Pomelo

Vermelho pomelo

Nosso paladar demora a aceitar o amargo. Até certa idade, tudo que é amargo é ruim. Com o tempo ele fica tragável. O melhor exemplo é a cerveja, amarga por natureza e muito apreciada pelos brasileiros. Fora o salsão, não lembro de outro alimento com este gosto.

Então conheci o pomelo ou grapefruit, quando fui à Costa Rica, em 1996. Vi numa feira uma laranja enorme, que parecia a de umbigo. Comprei. Passei a faca e vi que a cor era de um vermelho intenso, lindo. Quando comi veio aquele amargor que eu não esperava. Foi uma sensação diferente, pois esperava outro sabor. Mas não fiquei desapontado, curti e mandei ver o resto do pomelo.

No cardápio do restaurante local tinha fanta pomelo. Certamente é a fruta que se transformou no refrigerante mais refrescante que já provei. Em nosso vizinho Uruguai, encontramos refri de pomelo.

Num livro tailandês saltava aos olhos uma salada de lagosta com pomelo. Usei-a como inspiração, alterei alguns ingredientes e ficou uma delícia.

Salada de camarão com pomelo thai

Ingredientes - Quantidades
Camarão desvicerado - 480 g
Pomelo - 1 un
Alface americana - 1 un
Alface crespa roxa - 1un
Pasta de alho e gengibre (50% alho e 50% gengibre) - 1 colher de café
Tomate em cubos - 1 un
Suco de limão siciliano - 2un
Molho de peixe - 0,5 colher de sopa
Açúcar de palmeira - 2,5 colheres de sopa
Pasta de pimenta tahi (nam prik) - 0,5 colher de sopa
Óleo de canola - 2 colheres de sopa

Preparação:
-Lave as folhas em solução de cloro próprio para culinária, enxágue, seque e reserve na geladeira.
-Numa panela wok ou frigideira, coloque o óleo e refogue os camarões rapidamente com um pouco de sal. Em seguida, coloque a pasta de alho e gengibre e mexa bem. Cuidado para não queimá-la. Reserve.
-Retire os gomos do pomelo.
-Numa tigela média, esprema o suco de limão. Misture o nam prik, o molho de peixe e o açúcar de palmeira. Deixe o molho homogêneo. Prove e acerte o tempero.

Montagem:
-Rasge as folhas, coloque os camarões e os gomos de pomelo por cima. Salpique os cubos de tomate e regue com o molho.

2 comentários:

  1. ótimo blog, parabéns!! Eu sou fascinado por culinária, e adoro pomelo. O Paso de Los Toros é o melhor refri que eu já provei!! Abraço, e parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Marco! Aqui tem um mercadinho na av. Goethe que trás o Paso de Los Toros, que é realmente saboroso. Abração

    ResponderExcluir