quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Sarapatel

Que saudades do sarapatel...

Alguém aí já ouviu falar de sarapatel? Esse prato fez parte da minha infância e é daquela categoria: "por favor, não me conte do que é feito". Minha infância foi na Bahia, e lá o sarapatel é como se fosse um carreteiro, todo mundo gosta.

O visual não é dos mais atraentes, parece uma carne moída de diversas tonalidades. Na verdade a "carne moída" são as tripas do porco. Fiz uma pesquisa e descobri que o sarapatel tem origem portuguesa, mas ganhou fama mesmo na boa terra.

Depois que voltei a morar em Porto Alegre fui visitar meus amigos em Salvador na mais quente estação do ano. O calor é escaldante, e ao despertar o sol da matina queima como o do tarde. Meu camarada de longa data, o Leo, tem uma casa na paradisíaca praia de Guarajuba, em frente ao mar. Lugar ideal pra curtir o dia do meu aniversário. Acontece que a tia Sônia, mãe de Nardo, como ela o chama, faz um sarapatel daqueles, e me presenteou com essa iguaria.

Ser lembrado pelos amigos e passar o dia do seu aníver num lugar onde a pressa não existe, o mar é logo ali, e a rede fica te encarando, é como essas propagandas de um cartão de crédito: "não tem preço!"

6 comentários:

  1. Bah Lippe,
    E aquele sarapatel do famoso Quatro Rodas?? Soh pra quem nao sabe, Quatro Rodas era uma combi!! Hahhaha!! E quando o Pirata pediu o sarapatel dele com pimenta?? Quase teve um treco no dia seguinte, lembra?? Bons veroes na Bahia, muitas lembrancas...
    Realmente Guarajuba vai ficar pra sempre nas nossas vidas! Que lugar perfeito! Soh de lembrar dah uma saudade!!!
    Bjao
    Nanda

    ResponderExcluir
  2. Oi Nanda! Fiquei sabendo dessas histórias, mas eu não estava nessa trip...

    Belinha, se gostastes do aspecto, digo que o aroma do sarapatel é inigualável!

    ResponderExcluir
  3. Grande Felipão

    Digo para você duas coisas:
    - Pegar onda no reef de Guarajuba é para poucos
    Agora
    - Bater o Sarapa de D.Sônia de frente para o mar é realmente previlégio só dos grandes amigos.

    E nesta vidona de meu Deus o que importa se não os grandes amigos que temos.

    Um abraço Meu Rei

    ResponderExcluir
  4. Nandinha
    Pode perguntar para o Rafa Mabilde onde fica o quatro rodas. Ele adorou o lugar.

    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Grande Léo! Alguns prazeres da vida, são realmente, privilégios de poucos. O bacana é que na grande maioria das vezes o fator $$ não está incluído. Esses sim, são os verdadeiros prazeres!
    Abração

    ResponderExcluir