terça-feira, 1 de setembro de 2009
Churros
Não me recordo quando e onde foi a primeira vez que comi churros. Provavelmente foi numa praça ou parque, como de costume. Aquele tubo recheado com doce de leite envolto em uma crosta de açúcar e canela me deixou curioso por um bom tempo.
Como se faz? Por que é tão bom?
Dúvidas. Durante muito tempo as pessoas escondiam suas receitas. "Esse segredo eu não revelo", já ouvi muito esse papinho em restaurante. Não passam de medrosos. Sempre revelei minhas receitas sem medo de ser copiado. Afinal, a técnica, a sensibilidade na hora de preparar uma receita vem de cada um. Garanto que muitos de vocês que fazem alguma receita do blog, devem fazer do seu jeito, ou dar seu toque pessoal, mudando algum ingrediente ou adicionando outros.
Mas voltemos aos churros. Quando fui chef do Constantino Café tive a missão de fazer a massa do churros. Matei a curiosidade de infância. Poucos ingredientes, porém de uma complexidade imensa. Acertar o ponto certo da massa é muito difícil, ainda mais num ambiente aonde a temperatura e umidade do ar não são controlados.
Venci a batalha com méritos, pois era disparado a sobremesa mais pedida da casa. O churros ficou "padrão", como falamos na cozinha. Bem sequinho, frito na temperatura correta e com uma novidade na época (2005) : dip de nutella, além do tradicional doce de leite.
Outro dia parei no Le Bistrot e conversando com a querida Kaeterly Becker fiquei sabendo das novidades. Ela me disse que a cozinha dos dois restaurantes (Le Bistrot e Constantino) estão mais saudáveis do que nunca e as fritadeiras tinham sido abolidas das cozinhas.
"Menos a pequenina, que usamos pra fazer os churros, pois os clientes amam essa sobremesa", confessou a Kaeterly.
Quem diria que o doce do parque invadiria a zona nobre da cidade tornando-se glaumuroso com uma nova roupagem?
Essa receita é da famosa padaria Barcelona, de São Paulo.
Churros da Barcelona
Ingredientes - Quantidades
farinha de trigo - 1 kg
margarina - 200 g
açúcar - 100 g
sal - 10 g
água - 1 litro
Preparação:
- Leve ao fogo a margarina, o açúcar, a água e o sal.
-Quando estiver fervendo e tudo diluído acrescente a farinha de trigo, mexendo sempre com uma espátula para não empelotar.
-Assim que começar a desgrudar do fundo da panela, coloque em cima da mesa, espere esfriar um pouco, dê uma sovada e leve para o aparelho de fazer churros.
-Frite em óleo quente a 180º e seque em papel absorvente.
-Faça uma mistura de açúcar cristal com canela e passe por cima dos churros.
-Recheie com doce de leite, nutella ou invente o seu!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
HHuumm que maravilha! Chegou dar água na boca!
ResponderExcluirE quem não tem aparelho de churros... :(
Será que dá pra fazer num outro formato e rechear?!! hehehe
Beijos
Churros...
ResponderExcluirHummmmmmmmmmmmm
Amo de coração
Bjinhos da Bela
Nossa Lippe, fiquei morrendo de vontade!!
ResponderExcluirFaz anos que nao como um churros! Na proxima ida ao Brasil, ficaras encarregado de me levar pra comer ou fazer o melhor churros pra tua mana aqui!!
Bjos
Nanda
Liciane, fica difícil de fazer o churros sem a máquina pra formatar... Mas existe um aparelho que é súper em conta e muito prático. Se achar aonde vende, te aviso.
ResponderExcluirBelinha, também amo de coração!
Nanda, na Redenção tem uma carrocinha de churros...hehehe
por isso que eles enfeitam meu twitter. =D
ResponderExcluirFaço churros mas nunca consigo deixá-los sequinhos, o que faço?
ResponderExcluirEu acredito que o erro está na fritura...dica: use uma panela pequena, com óleo suficiente para cobrir os churros, deixe esquentar bem o óleo, coloque uma pontinha do churros no óleo para ver se borbulha rápido para saber se o óleo está no ponto para fritar, frite poucos de cada vez...deixe escorrer e Boa sorte!
Excluircomo faço pra deixaa massa dura a minha fica MT masia
ResponderExcluirQual margarina indica?
ResponderExcluir80% de lipideo
Excluir80 % de lipideo
Excluir