segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Laurent Suaudeau

Laurent é o cara

O melhor livro de gastronomia que li até hoje não é de receitas culinárias, mas sim de receitas de como ser um bom profissional. Em Cartas a um Jovem Chef, o francês radicado no Brasil, Laurent Suaudeau, fala da sua história e também da nossa profissão. É leitura obrigatória para os aspirantes a cozinheiros e chefs de cozinha. Ler e seguir a cartilha de Laurent é ter um destino de sucesso, que vem depois de muitos anos de árduo trabalho.

Tive o privilégio de conversar com o chef quando ele visitou o Koh Pee Pee durante um evento de gastronomia que teve em Porto Alegre. O meu colega Vitor Araújo conheceu o Laurent durante esse evento, e convidou-o para jantar no restaurante. Ele pediu cerveja enquanto curtia o astral da Tailândia, ao lado do seu filho Gregory.

Um dos atendentes estranhou que um chef francês estava tomando uma cerveja para acompanhar sua comida. Já ouvi um grande enólogo falando o seguinte: "o melhor vinho pra acompanhar a culinária Thai é a cerveja." Então tá, o discípulo de Bocuse não ia errar nesse quesito, não é mesmo?

Fiz uma salada de filé tailandesa extremamente aromática com ervas frescas como hortelã, coentro e cebolinha. O molho a base de suco de limão, pimenta dedo de moça, açúcar de palmeira e molho de peixe é a cara da Tailândia, onde o equilíbrio entre os sabores é a base de tudo. O cidró dava mais uma nota cítrica e a crocância ficava por conta das echalotes fritas e o arroz moti tostado.

Será que ele vai gostar?

A resposta vocês saberão em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário