quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Suflê

Mundo dos suflês

Algumas técnicas de cozinha muitas vezes passam desapercebidas pela maioria dos comensais. A do suflê é uma delas. Acertar um suflê como manda o figurino, é mostrar que o cozinheiro sabe o que está fazendo. Untar bem as formas e assar na temperatura de 190º, são apenas dois exemplos da complexidade dessa receita. Ela pode parecer simples e fácil, mas não é. Fazer um suflê em restaurante e levá-lo à mesa sem ele murchar, não é pra qualquer um.

Em Paris existe um restaurante especializado em suflês chamado
Le Soufflé. Está sempre lotado e só se consegue uma mesa com reserva. Aqui no Brasil os restaurantes franceses são os melhores para se comer um bom suflê, principalmente os doces.

Uma vez estava na cozinha e um cliente pediu pra fazer um suflê de chocolate. Não tinha no cardápio e foi um pedido que não tinha como ser atendido. "Afinal, se vocês são bons, mostre-me". Certamente eram essas palavras que se passavam na cabeça do cliente quando encarou o maitre e pediu "soufflé au chocolat", com sotaque francês. Era assim que soava para mim, um desafio.

E era eu que executaria o soufflé.

Aumento pra 190º o forno. Separo claras, bato com açúcar. Derreto chocolate, misturo com nata e gemas. Unto a forma, polvilho açúcar. Misturo as claras ao creme de chocolate. Encho o ramekin. Asso e rezo pra não cair.

Ufa! Não caiu.

Para aqueles que querem um caminho sem essas preocupações e técnicas avançadas, sugiro aqui um suflê gelado de banana. Muito gostoso, fácil e prático de fazer. Dá pra preparar com antecedência e ter sempre uma boa sobremesa dentro do seu freezer.

Suflê gelado de banana

(Para 6 pessoas)

Ingredientes - Quantidades
Gemas - 5 un
Claras - 5 un
Açúcar - 100 gr
Banana - 400 g
Manteiga - 50 g
Crème de leite ou nata - 350 ml
Licor de banana ou rum - 50 ml
Suco de limão - 1 un

Preparação:

-Refogue as bananas, cortada em rodelas, na manteiga com um pouco de açúcar. Bata no liquidificador com o licor e o suco de limão. Reserve.
-Numa batedeira misture as gemas com metade do açúcar. Bater até o ponto de gemada. Reserve junto com o purê de banana.
-Deixe a nata antes do ponto de chantilly e misture ao creme.
-Por último, bata as claras em neve com o restante do açúcar.
-Misture delicadamente com o creme e enforme nos ramekins.
-Leve ao freezer por 3 horas ou até que esteja bem firme.
-Retire minutos antes de servir, assim o suflê não vai congelado à mesa.

Dica do chef: essa receita fica deliciosa com calda de chocolate ou de doce de leite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário