terça-feira, 29 de setembro de 2009

Original

Pra ser original precisa muito mais que um nome

O que é ser original na cozinha hoje em dia? Mundo globalizado, pasteurizado, muita informação, pouca paciência, tempo escasso, competição ferrenha e tendências mutantes. Tudo isso soa como um turbilhão e vai contra o ser original.

Ser original é olhar pro seu passado, presente e futuro e criar algo distinto, lembrando desses três pilares, sempre. É no passado que está sua memória gustativa infantil. Geralmente gostamos de comidas que nos trazem lembrança e conforto, seja uma torta de nozes na noite de Natal, ou um churrasco aos domingos com a família e amigos.

O original sabe que o presente é mais que uma dádiva. É o tempo que proporciona as experiências reais da vida. Neste instante, usamos o que aprendemos no passado, tentando contextualizar para o agora, com uma linguagem atual. Nunca esquecendo da onde você veio e aonde você está.

Visualizar o futuro e ser original, é para poucos. Não nascem pessoas assim todos dias. Olhar pro futuro e criar é um belo exercício mental. Para isso, temos que utilizar sabiamente os outros tempos. Os que fazem, geralmente são reconhecido anos depois. São avançados demais. É difícil enxergar pra frente quando estamos estagnados no presente, amarrado no passado e com receio do futuro.

Penso que somente a experiência, de colocar a "mão na massa", consegue te proporcionar uma viagem por estes três tempos. E tornar o ser em original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário