segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Carne

Got meat?

A relação dos gaúchos com a carne é muito forte e latente. Almoço e janta que não tenha alguma carne é algo inadmissível aqui nos pampas. Comemos carne na mesma proporção que os japoneses comem peixe. Ou seja, diariamente. Ah, e no final de semana tem que ter aquele churrasco, com tudo o que temos direito. Pão com alho, linguiça picante, coração de galinha, vazio, costela, picanha, entrecot e por aí vai.

Agora vamos falar de qualidade. Existem duas raças de gado que são o supra sumo para os amantes da boa mesa. Angus e Hereford, guardem esses nomes. É claro, tudo que é bom, custa caro. Os preços dessas duas raças se equivalem, mas se eu tenho as duas "marcas" na prateleira do açougue ou supermercado, fico com o Angus.

Dei uma navegada no site da Associação Brasileira de Angus e veja o que eles falam do seu produto:
"O Angus produz um animal com alta qualidade de carne, apropriada não só para o mercado interno, como também para o mercado externo. O Angus apresenta de 3 a 6 mm de gordura (exigências européias) e sua carne é marmorizada (gordura entremeada na carne), o que lhe confere a já famosa maciez e sabor. A perfeita e uniforme distribuição da gordura no tecido muscular lhe confere um aspecto muito mais atraente e sabor singular. A importância dessa distribuição é exaltada quando da sua preparação: a gordura se derrete parcialmente pela ação do calor e impregna a parte magra, melhorando apreciavelmente seu valor, tornando-a tenra e apetecível. Os mercados mais importantes do mundo, que abastecem os consumidores mais exigentes, alcançam ganhos comerciais superiores, valendo-se do que existe de melhor entre as raças bovinas de corte."

Nenhum comentário:

Postar um comentário