quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Pizza DOC

A verdadeira redonda

Não gosto da maioria das pizzas feitas no Brasil. O brasileiro cismou que pizza tem que ter muito molho e uma quantidade absurda de queijo e recheio. Quando como uma pizza de noite, meu sono não é o mesmo. A quantidade de gordura que sai do queijo derretido é enorme, sem falar na qualidade do mesmo, muitas vezes duvidosa.

Quando reencontrei meu amigo Xandi Baggio ano passado na Unisinos, ele me falou do projeto de colocar uma pizza DOC aqui em Porto Alegre. Sentenciei: vai ser um sucesso. O Xandi é primo da Duda Baggio, proprietária do charmoso Puppi Baggio, ali na Dinarte Ribeiro. Aonde existia a lojinha de pães, vai ser palco da pizza mais saborosa da cidade. E domingo a pizza Doc sobe a escada e invade o Puppi Baggio. A inauguração é semana que vem.

Mas o que é uma pizza DOC?

Em 1984 foi fundada, em Nápoles, na Itália, por Antonio Pace, a Associação da Verdadeira Pizza Napolitana, (Associazione Verace Pizza Napoletana) com a missão de promover a culinária e a tradição da pizza napolitana.

Uma pizza rotulada como D.O.C. (Denominação de Origem Controlada) é uma garantia de sua alta qualidade. Para conquistar tal denominação, a massa deve possuir a borda alta (de 1,5 a 2,3 cm), passar por fermentação mínima de 6 horas, ser assada em forno à lenha com temperaturas superiores a 350oC, ser feita com farinha de trigo 00, coberta com molho de tomate de baixa acidez – preparado com tomate italiano San Marzano -, mussarela de búfula de alta qualidade e regada com azeite extra virgem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário