quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Dona Irene

"Qualé Dadinho, o que tu tá fazendo na minha boca?"

A Irene foi taxativa: "tu não fica aqui um mês". Essa foram as palavras que ouvi após meu primeiro dia de cozinha no Chez. Ela viu de cara que a faxina não era meu forte e talvez por isso disse essas palavras nada convidativas para um aspirante a cozinheiro. Não me abalei e tampouco fiquei com raiva. Meu sentimento foi de indiferença, pois sabia que até chegar onde eu queria, iria encontrar várias pessoas como ela na minha trajetória.

A Irena, como o chef a chamava, era uma excelente funcionária e boa cozinheira. Cuidava da praça dos grelhados e de todas as carnes, pescados e frutos do mar do restaurante. Sua frase clássica era a seguinte: "se eu fosse tu...", e começava a dizer o que ela queria que você fizesse. Ela me ensinou a desossar perdiz, rechear e costurar. Uma verdadeira tarefa de gincana, que requer boa técnica e excelente motricidade fina. No mais, vi que o serviço dela de mis en place não era tão difícil assim. Na hora do vamos ver, aí sim, ela era eficiente.

Não tenho preconceito contra pessoas mais velhas na cozinha, mas sei que o serviço é pesado. Chega uma hora que o corpo não aguenta. E foi o que aconteceu com a dona Irene. Teve um problema de coluna e ficou quase um ano encostada.

Buenas, quando ela voltou eu estava no fogão, por merecimento e também pelo meu empenho em conquistar essa vaga. A cena parecia aquela fátidica do filme Cidade de Deus aonde Dadinho vira Zé Pequeno: "quem foi que disse que a boca é tua?". Ela achava que retornaria pro seu lugar, mão isso não aconteceu.

E a Irena foi pra praça das saladas.

2 comentários:

  1. Sandálias da humildade por favor...
    Você também envelhecerá, não esqueça.

    ResponderExcluir
  2. Como assim sandálias da humildade? Isso é a vida como ela é Camila. Sei que todos vão envelhecer um dia, não é esse o enfoque. A cozinha é um trabalho braçal, mexe com o corpo, são mais de 10h de pé. Eu que tive humildade de ficar quieto após ouvir que não duraria um mês...

    ResponderExcluir