quinta-feira, 16 de julho de 2009

Boeuf bourguignon

Macio e suculento

Tava chovendo como hoje e estava bem mais frio. Entrei na cozinha e vi que meu grupo estava com a receita do prato principal. Sempre chegava curioso pra saber em qual praça estaria e o que produziríamos naquele dia. Boeuf bourguignon em negrito me deu apenas uma dica do que viria pela frente: boeuf lembrava bife. Deve ser uma prato de carne, pensei.

Era muito mais do que isso. Resumindo, é uma carne de panela cozida lentamente no vinho tinto, que na receita original leva a casta da região francesa da Borgonha, o pinot noir.

O que mais me encantou naquela tarde chuvosa na escola foi aprender a usar as ervas aromáticas. O bouquet garni simplesmente muda toda uma receita. Quando juntamos o tomilho, a salsa, o louro e o alecrim uma alquimia de sabor toma conta do prato. O resultado é muito gostoso, sem explicação. Só provando pra saber.

Pensando nisso, trouxe uma receita adaptada de boeuf. O clássico é servi-lo com batatas assadas no forno além de pequenas cebolas carameladas. Fiz como acompanhamento, nas fotos clicadas pela Cris Berger, um arroz de funghi, que ficou bem legal. Como o arroz tem cogumelos eu retirei os cogumelos do boeuf.

Bom proveito!

Boeuf bourguignon
(para 8 pessoas)

Ingredientes - Quantidades
Carne de músculo, coxão mole ou alcatra - 1,5 kg
Vinho tinto - 1 un
Cenoura em cubo - 1 un média
Cebola em cubo - 2 un média
Alho picado - 2 dentes
Alho poró - 1 un
Bouquet garni - 1 un
Bacon em cubo - 150 g
Cogumelo fresco - 2 bd
Sal e pimenta-do-reino preta - A gosto
Manteiga clarificada - 25 ml

Preparação:
-Limpe a peça de carne, retirando os nervos e a gordura. Corte em cubos de 50 a 60 g cada.
-Tempere com sal e pimenta-do-reino preta. Coloque a manteiga em uma panela grande e leve ao fogo. Quando ferver, doure a carne.
-Junte a cebola, a cenoura, o alho poró e o alho e refogue até que os legumes estejam murchos.
- Entre com o vinho tinto e o bouquet garni. Cozinhe até que o álcool não esteja mais presente.
-Adicione o caldo de carne ou água até cobrir os cubos.
-Tampe a panela e deixe cozinhar por 2 horas, em fogo baixo, mexendo de vez em quando ou até que a carne esteja macia. Reserve a cenoura assim que ela estiver no ponto.
-Quando a carne estiver cozida, separe os cubos de carne e o bouquet garni. Passe o molho pela peneira. Leve o molho de volta à panela e junte os cubos de carne e as cenouras.
- Doure o bacon na em uma frigideira. Acrescente os cogumelos frescos e refogue por alguns minutos. Junte com o boeuf e sirva com o acompanhamento da sua preferência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário