sexta-feira, 22 de maio de 2009

Prato Perfeito

Verde wasabi

Existe um momento único em que sabemos que provamos algo especial e ficará gravado na memória para sempre. A partir desse episódio aqueles que sentem que tem vocação para ser cozinheiro, seguirão em frente e irão atrás do prato perfeito. Penso que todos profissionais da cozinha tem algum relato sobre esse tópico. A descoberta de algo novo é muito excitante. Isso faz parte do meu dia a dia, e é um dos motivos que me faz amar a profissão. Ser chef de cozinha requer certa inquietude. Essa inquietude move os grandes. Tal sentimento faz com que receitas sejam criadas, técnicas inovadas e clássicos redescobertos.

Lá pelos idos de 1988 estive de férias em Salvador. Minhas aventuras gastronômicas, em sua grande maioria, foram acompanhadas pelo meu pai. Quando tinha alguma comida diferente ou algo novo, a parceria estava formada. E foi na terra de Gil, Caetano e Gal que provei sashimi e wasabi pela primeira vez. É difícil de descrever, mas foi uma descoberta e tanto para um jovem gourmet. A textura do peixe in natura, o picante do wasabi e o sal do shoyu me deixou eufórico. Sabia que tinha provado algo especial. Era uma explosão de aromas e sabores diferentes.

O restaurante japonês ficava num penhasco em frente à praia de Ondina. A noite estava quente, mas a brisa refrescava e emanava um cheiro de mar. A casa pertencia a Jorge Amado, era ampla e muito espaçosa. Nossa mesa tinha vista pro horizonte. Devido ao luar se enxergava com muita clareza a noite abraçando o vai e vem das ondas de Ondina.

A minha busca pelo prato perfeito começou logo após essa janta.

2 comentários:

  1. Oi Lippe!!
    Sera que eu estava nesta descoberta gastronomica?? Aposto que nao!! Era muito enjoada naquela epoca!! hehehe!!
    Sucesso,
    bjao
    Nanda

    ResponderExcluir
  2. Oi Nanda, naquela época nem guizadinho tu comia...hehehe

    Bjs

    Felippe

    ResponderExcluir