quinta-feira, 28 de maio de 2009

Açaí

Açaí da Oficina

"Açaí, guardiã
Zum de besouro um imã
Branca é a tez da manhã"
Djavan

Toda vez que vou comer um açaí na tigela essa é a trilha sonora que passa na minha cabeça. Provei a fruta pela primeira vez com 7, 8 anos de idade. Foi numa viagem com minha família para Belém do Pará. Pertinho do mercado Ver o Peso, vendia-se picolés de frutas, as quais eu nunca tinha ouvido falar. Quando o tio do picolé disse a palvavra "açaí", falei: quero esse aí.

Hummm, e era bom aquele picolé. Não era industrializado, parecia que a fruta tinha sido processada e congelada. Fiquei impressionado com aquele sabor diferente, que me deixou entusiasmado com a descoberta e também com os dentes e a boca roxa.

Aqui em Porto Alegre tem um lugar que vou com frequência comer meu açaí, seja no inverno ou no verão. Fica bem em frente ao Parcão, e afirmo de pé junto, é o melhor da cidade. Não sei se já existe votação na Vejinha pra melhor açaí, mas como o da Oficina do Açaí, não tem igual.

O conteúdo da tigela parece um sorvete, bem firme e cremoso. A granola, servida a parte, da uma crocância gostosa, deixando tudo mais interessante. O sistema é pagar e sentar. Os atenciosos atendentes levam teu pedido a mesa, sem muita demora. Além do açaí, tem pratos executivos ao meio dia, sucos, smoothies e lanches naturais.

Pra quem quer levar uma vida mais saúdavel, aqui vai o endereço:
Rua Comendador Caminha, 310
Bairro Moinhos de Vento
Fone:(51) 3273-1342

P.S. Foto cedida pelo Andrei Santos, da Oficina do Açaí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário