Tem um acompanhamento que faço em quase todos churrascos que asso. É uma farofa bem diferente, mas simples ao mesmo tempo. Ela tem uma história interessante. Passei minha infância em Salvador e tinha um restaurante que meus pais iam com uma certa frequência que se chamava Baby Beef. As carnes eram servidas numa chapa quentíssima e lá o garçom cortava e servia a todos.
Mas para mim, o ponto alto era quando o maitre fazia a farofa no rechaud, na frente da mesa. Era um espetáculo ver alguém cozinhar ao seu lado e de lá sair algo muito saboroso e especial. Era apenas uma farofa, mas para mim o momento mais esperado da noite.
Sabia de cor todos os ingredientes e a ordem em que ele colocava na frigideira. Isso ficou na minha lembrança pra sempre. Cerca de vinte anos se passaram e quando comecei a cozinhar fiz a farofa pra ver se ficava como a do Baby Beef. Os aromas eram identicos e a textura ficou muito parecida. Não tinha como dar errado. Provei. Deu certo. Passei a chamá-la de farofa do chef, pois aquele maitre, no fundo, era um chef.
Lá vai a receita.
Farofa do chef
(para 6 pessoas)
Ingredientes - Quantidades
Farinha de mandioca - 500g
Ovos caipira - 6 un
Cebola em fatias ou rodelas - 3 un
Manteiga - 150 g
Sal - a gosto
Preparação:
-Corte as cebolas em rodelas finas.
-Derreta a manteiga numa frigideira grande em fogo médio e refogue as cebolas.
-Quando as cebolas corarem um pouco, coloque os ovos, um a um, sem quebrar a gema. Salpique com sal.
-Quando os ovos estiverem quase no ponto de bem passado, misture bem e coloque a farinha de mandioca.
-Deixe no fogo por mais uns 3 minutos ou até a farinha tostar um pouco, mexendo para não queimar o fundo da frigideira.
-Corrija o sal e sirva quente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Tambem me lembro muito desta farofa mano!! Inclusive faco ela frequente por aqui na NZ!! Hehehehehe!! Leio todos os dias teu blog, pra ficar por dentro das novidades e receitas deliciosas!!! Esses dias fiz o founde de Nutella!! Um espetaculo!! E bem facil!! Como podes ver, nao eh soh pq somos irmaos, mas te adimiro cada vez mais como chef e fico encantada como tu escreves bem!! A leitura flui!! Te amo!! bjos Nanda!
ResponderExcluirOi Nanda! Sabes que elogio de irmã é suspeito...rsrsrs
ResponderExcluirFico feliz que estejas acompanhando e gostando do blog. O objetivo é esse, tentar passar coisas boas, seja uma receita, histórias, dicas ou pensamentos.
Beijos
Felippe