quarta-feira, 20 de maio de 2009

Mortadela

Alguém lembra do Mortadelo?

A mortadela é antiga, tem mais de 2 mil anos e nasceu no Império Romano. Além disso, tem como madrinha um ícone do cinema italiano, Sofia Loren. Dou muita risada quando ouço a palavra "mortandela". Por que será que o embutido mais apreciado pelos italianos é falado assim em diversos lugares do Brasil?

Não sei, e acho que isso não é relevante. O que acho graça mesmo é ir as compras e ver que entre todos os frios (assim que chamamos embutidos aqui em Poa), o mais barato é, disparado, o mais saboroso.

Compare o preço de uma mortadela defumada com chesters, salames, presuntos e etc. É menor, com certeza. Mas quando falamos de sabor, a diferença é muito maior. Nada se compara ao aroma e sabor de uma mortadela defumada. Meu preferido é fazer uma torrada com queijo e várias camadas de Bolonha. Como isso quase todos os dias quando chego do trabalho...

É bom saber que certos prazeres gastronômicos nem sempre são caros. Também é bom lembrar que diversos ingredientes tidos como "de segunda", se forem manipulados corretamente, tornam-se pratos de "primeira". Isso, é claro, dependerá da habilidade do cozinheiro em utilizar as técnicas corretas para cada situação.

2 comentários:

  1. Fellipe, com tantas receitas maravilhosas, gostaria de saber onde fica a sua cozinha?!! Quem sabe faço uma visitinha para experimentar essas delícias!! Quem sabe até já experimentei, moro em Porto Alegre e já fui em vários restaurantes de culinária francesa, muito bons. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Liciane, tudo bem?

    Atualmente trabalho com culinária tailandesa, no melhor restaurante de Porto Alegre. Durante um bom tempo trabalhei com cozinha francesa. Tive sorte de começar minha carreira no Chez Philippe e aprender a verdadeira culinária francesa. Logo depois fui para o Constantino Café aplicar o que aprendi no Chez. Hoje em dia ministro cursos em parceria com a Via Vino, ali relembro e exercito com meus alunos clássicos e contemporâneos da terra de Napoleão.

    Bjs

    Felippe

    ResponderExcluir