quarta-feira, 13 de maio de 2009

Farofa do chef

Farinha na feira

Tem um acompanhamento que faço em quase todos churrascos que asso. É uma farofa bem diferente, mas simples ao mesmo tempo. Ela tem uma história interessante. Passei minha infância em Salvador e tinha um restaurante que meus pais iam com uma certa frequência que se chamava Baby Beef. As carnes eram servidas numa chapa quentíssima e lá o garçom cortava e servia a todos.

Mas para mim, o ponto alto era quando o maitre fazia a farofa no rechaud, na frente da mesa. Era um espetáculo ver alguém cozinhar ao seu lado e de lá sair algo muito saboroso e especial. Era apenas uma farofa, mas para mim o momento mais esperado da noite.

Sabia de cor todos os ingredientes e a ordem em que ele colocava na frigideira. Isso ficou na minha lembrança pra sempre. Cerca de vinte anos se passaram e quando comecei a cozinhar fiz a farofa pra ver se ficava como a do Baby Beef. Os aromas eram identicos e a textura ficou muito parecida. Não tinha como dar errado. Provei. Deu certo. Passei a chamá-la de farofa do chef, pois aquele maitre, no fundo, era um chef.

Lá vai a receita.

Farofa do chef
(para 6 pessoas)

Ingredientes - Quantidades
Farinha de mandioca - 500g
Ovos caipira - 6 un
Cebola em fatias ou rodelas - 3 un
Manteiga - 150 g
Sal - a gosto

Preparação:

-Corte as cebolas em rodelas finas.
-Derreta a manteiga numa frigideira grande em fogo médio e refogue as cebolas.
-Quando as cebolas corarem um pouco, coloque os ovos, um a um, sem quebrar a gema. Salpique com sal.
-Quando os ovos estiverem quase no ponto de bem passado, misture bem e coloque a farinha de mandioca.
-Deixe no fogo por mais uns 3 minutos ou até a farinha tostar um pouco, mexendo para não queimar o fundo da frigideira.
-Corrija o sal e sirva quente.

2 comentários:

  1. Tambem me lembro muito desta farofa mano!! Inclusive faco ela frequente por aqui na NZ!! Hehehehehe!! Leio todos os dias teu blog, pra ficar por dentro das novidades e receitas deliciosas!!! Esses dias fiz o founde de Nutella!! Um espetaculo!! E bem facil!! Como podes ver, nao eh soh pq somos irmaos, mas te adimiro cada vez mais como chef e fico encantada como tu escreves bem!! A leitura flui!! Te amo!! bjos Nanda!

    ResponderExcluir
  2. Oi Nanda! Sabes que elogio de irmã é suspeito...rsrsrs
    Fico feliz que estejas acompanhando e gostando do blog. O objetivo é esse, tentar passar coisas boas, seja uma receita, histórias, dicas ou pensamentos.

    Beijos

    Felippe

    ResponderExcluir