quinta-feira, 22 de abril de 2010

Farofa

Farofa da boa

Farofa é o nome do restaurante do chef Sander Beschor. O Sander é muito talentoso e na minha opinião fez duas apostas certeiras. A primeira foi eleger a culinária brasileira como norte da gastronomia do Farofa, a segunda foi fixar base no centro de Porto Alegre, local ainda mal explorado pelos chefs gaúchos.

Conheci o Sander no Senac, pois ele é professor do curso de Cozinheiro. Sempre simpático, outro dia recebi uma ligação dele me convidando para uma degustação do cardápio novo. Era um domingo de março e lá estava eu entrando num prédio antigo na Jerônimo Coelho.

O chef montou um legítimo laboratório e espaço para lecionar cursos anexo em seu apartamento. Cheguei e conversei com o sous chef Sandro, que fez mistério e não me deu pistas sobre o que seria degustado. Esperamos até que todas "cobaias" estivessem chegado, total de quatro. Um dos comensais era britânico, o Neal Waterspoon, e já comeu nos melhores restaurantes do planeta, entre eles o de Paul Bocuse.

O que se viu foi uma verdadeira orgia gastronomia. Me senti num desses clubes fechados, onde entram apenas convidados e repleto de mistérios. Ao total eram oito pratos. O problema é que o Sander e o Sandro montavam pratos cheios e era difícil não comer tudo e raspá-los. A cada novo prato vinhos harmonizando.

Após cada prato degustado, comentávamos e escreviámos sobre eles. Fui extremamente técnico, deixando a emoção de lado e fazendo o que me foi pedido: sinceridade. Os destaques ficou por conta de um risoto de javali, um mix de folhas com língua defumada, a paçoca de carne de sol acompanhada de pirão de queijo molho campanha e feijão fradinho e uma fruta brasileira chamada atemóia, com crocante e molho de beterraba.

Cheguei em casa tarde da noite e cheirando a comida boa, devido a coifa que ainda não fora instalada. Lembro que demorei para dormir e sonhei com as delícias do Farofa.

Farofa
Rua General Câmara, 424 - Casa dos Bancários
Centro, Porto Alegre / RS
Fone: (51) 3433-1244

Nenhum comentário:

Postar um comentário