terça-feira, 28 de abril de 2009

Profissão: cozinheiro

Não é pra qualquer um, né chef?

Estava respondendo o comentário que uma pessoa (pena, não se identificou...) postou sobre a leitura do Cozinha Confidencial. Quando vi a resposta estava longa demais e preferi colocar aqui neste post.

Prezado Anônimo:

A profissão é árdua sim, mas tem suas compensações. Esse glamour logo acaba quando se entra numa cozinha profissional. Ali a realidade é bem diferente do que a maioria das pessoas imaginam.

Não é pra qualquer um. Por quê? Muito calor, ambiente um tanto enclausurado, muito iluminado, barulhento, com sérios riscos de acidentes: cortes e queimaduras, entre outros ... Final de semana? Não. Tem apenas um dia de folga, geralmente o domingo. E não tem feriado. Sair a noite? Difícil. Trabalha-se até a meia-noite, uma da manhã. Além disso tudo, pressão é elemento chave e palavra fundamental no vocabulário do cozinheiro.

Não se trabalha em um restaurante de gabarito sem ter uma forte dose de pressão. Outros fatores que influenciam diretamente e diariamente na rotina do cozinheiro: trabalho em equipe, precisão, organização, limpeza, planejamento, reciclagem, redução de resíduos e muita, muita dedicação.

Li um texto uma vez que comparava a profissão ao sacerdócio, onde abnegação é mandatório. O sucesso profissional não vem da noite pro dia, portanto Anônimo você tem toda razão, no meu ponto de vista, em dizer que tem gente achando que a profissão é só glamour, muitas vezes esquecendo da dureza e do que é necessário para chegar nesse estágio.

Como disse no início, a profissão tem suas compensações. Mas isso é assunto pra outra hora.

Saudações!

Felippe Sica

2 comentários:

  1. É verdade... mesmo sem trabalhar diretamente na cozinha, na minha experiencia de cinco anos em uma pizzaria senti muito essa falta de tempo para convívio social e familiar, inclusive aos domingos, pois minha folga era na segunda-feira.
    Um abraço,
    Dani San

    ResponderExcluir
  2. E aí Dani San!

    Creio que a palavra "paixão" é o que move o cozinheiro a seguir adiante e muitas vezes deixar de lado o convívio social e familiar.
    Boa sorte pra ti nessa jornada, estas no caminho certo.

    Abração

    Felippe

    ResponderExcluir