quarta-feira, 8 de abril de 2009

Pão de verdade


Pão é o alimento que faz parte do dia a dia de toda família brasileira. Impossível ficar um dia sem comer um pão. Mas será que comemos pão de verdade? Infelizmente aqui no Rio Grande do Sul não temos o hábito de comprar e comer nas padarias. Quando vou ao Rio ou Sampa vejo que a cada esquina tem uma "padoca" lotada de aficcionados por pães.
A maioria das famílias gaúchas compram pães e frios nos supermercados. É claro que existem pães de qualidade, mas quase tudo é industrializado e os famosos "cassetinhos", muitas vezes são ocos por dentro...

Descobri o pão da Barbarella em 2.004. Quando provei aquele levain, fiquei chocado. O que é isso? Crocante, saboroso, azedinho e quando sai do forno, hummm, que aroma! Eu como o meu levain ou a baguete tradicional com uma manteiga de qualidade, azeite extra-virgem, uma pitada de sal e pimenta do reino moída na hora. A cada mordida me vem a lembrança que estamos em Porto Alegre, e não na França ou Estados Unidos.

Sim prezados, os EUA tem padarias de fazer inveja nos franceses. E em Porto Alegre temos a Barbarella Bakery, que poderia estar em qualquer lugar do mundo, mas ainda bem que a Ana Zita escolheu a charmosa rua Dinarte Ribeiro pra ser a casa das gostosuras. Impossível não comer um cinnamon roll ou um danish pastry. Bah, vamos parar por aqui. Já é tarde e esse assunto me deixou com muita, muita fome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário