segunda-feira, 20 de abril de 2009

Tsatisiki


A busca por uma receita pode iniciar numa conversa despretensiosa. Certo dia estava ouvindo um relato de um colega de trabalho que tinha recém chegado da Grécia. Estava um pouco longe no início da história, mas quando ouvi a palavra "molho de iogurte" cheguei mais perto e prestei bastante atenção. Segundo ele, esse molho é servido como entrada em todos lugares.

Fui para casa e testei, mas ficou muito aguado. Pesquisei e descobri duas técnicas para que o tsaitsik saia na textura perfeita. Primeiro é salgar um pouco o pepino. O sal ajuda a retirar o excesso de liquído. Já o iogurte deve ser colocado num coador fino e deixar escorrer a água por 2 horas. Outro atalho rápido para engrossar o iogurte é bate-lo com um pouco de ricota ou queijo cottage. A Marcinha provou o tsatisiki, esse clássico da cozinha grega, lá em casa numa ocasião e pediu a receita. Lá vai!

Ingredientes


Pepino - 1 un grande
Iogurte - 400 g
Azeite de oliva extra virgem - 2 colheres de sopa
Hortelã bem picada - 1/2 molho
Alho - 1 dente
Sal - a gosto
Pimenta do reino moída na hora - a gosto
Suco de limão - 1un (opcional)

Preparação:

-Coloque o iogurte numa peneira fina dentro de uma tigela e deixe escorrer por 2 horas na geladeira.

-Descasque o pepino e tire as sementes. Corte em fatias bem finas ou passe no ralador. Polvilhe com sal e deixe descansar durante 30 minutos. Escorra o excesso de líquido e reserve o pepino.

-Misture o azeite, a pimenta e a hortelã ao iogurte. Amasse bem o alho e junte também ao iogurte. Misture o iogurte temperado com o pepino.

-Verifique o sal e guarde na geladeira até na hora de servir.

Dicas do chef:
-Use iogurte natural integral, o desnatado é muito líquido. Caso o iogurte não esteja na consistência desejada, bata no processador com um pouco de ricota ou cottage.
-O suco de limão dará um toque cítrico. Vale a pena experimentar!
-O tsatisiki pode ser servido com pão árabe , como molho para salada ou guarnição para carnes.

Um comentário:

  1. Valeu Felippe! Essa receita é ótima, super leve e refrescante! Ótima p servir de entrada em dias quentes. Gracias!

    ResponderExcluir