sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Vilão vestido de mocinho?
Gosto quando as pessoas interagem com o blog, seja dando opiniões, dicas ou discordando de algo. A Priya enviou um comentário sobre o post Caldo polêmico que é de interesse de todos, mas outra contribuição dela veio no post Filé de porco com molho agridoce thai, onde ela cutuca o chef ao utilizar o óleo de canola. Eu estava respondendo o comentário dela e resolvi escrever um post sobre o tópico, pois é de interesse de todos.
Olha o que ela disse:
"Acabei de comentar o post 'o caldo polêmico'. Lanço aqui a sugestão para uma nova pauta no teu Blog, talvez mais polêmica (até porque está nas tuas próprias receitas). Aliás, talvez sirva para uma pauta no meu próprio Blog. A mídia definitivamente conseguiu vender a imagem de que o óleo de canola é um óleo bom e saudável - tanto que indicas na tua receita acima. Será? Tu sabes o que é a canola?
A Canola foi obtida através do melhoramento genético feito na Colza que apresenta em sua composição compostos tóxicos que inviabilizavam seu uso para fins alimentícios. O nome CANOLA vem do nome em inglês CANadian Oil Low Acid e só foi obtida em 1987."
Trecho do site de um produtor do óleo - www.campestre.com.br/oleo-de-canola.shtml.
Ou seja, é bem imparcial.
Se pesquisares, verás muitos artigos alertando para este polêmico óleo. Se tiveres disposição, tire tuas próprias conclusões. Fica a dica...
Grande abraço"
Resposta do chef:
Oi Priya, valeu pela dica! Passei a utilizar o óleo de canola após indicação de uma amiga nutricionista e até o momento do seu comentário realmente não tinha ouvido falar nada a respeito. Fui pesquisar nas fontes que dissestes, e no link que enviastes logo acima, diz que o óleo faz bem à saúde (estranho, né?). Fui bisbilhotar mais na internet e vi alguns sites dizendo que ele é o vilão da vez, sim.
Dentro do universo da alimentação sempre haverá vilões e equívocos. O pobre coitado do ovo é um exemplo do que estou falando. Pesquisadores e médicos falavam que ele fazia mal à saúde e todas essas coisas que ouvimos há anos. Outro dia peguei uma notícia no portal do Yahoo que acabou com essa história, dizendo que o ovo é amigo do homem, desde que não seja consumido em excesso na forma de fritura.
http://yahoo.minhavida.com.br/conteudo/12125-Consumir-ovos-e-benefico-a-saude.htm
E agora, o que vamos fazer? Na dúvida vou passar a utilizar o óleo de girassol...
Obrigado pela contribuição!
Abraços
P.S. Estou à procura do que nossas autoridades tem dizer sobre o assunto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi, Felippe
ResponderExcluirQue bom que lanças este tema, pois ele realmente é polêmico. Coloquei na mensagem um link do Wikipédia, justamente para apenas levantar a polêmica :) E não defender uma posição!
O fato que é que a Canola originalmente já é uma mudança genética, para melhorar o óleo da Colza. Até aí, não tenho muito conhecimento para falar. Quando foi desenvolvida, dizem que a extração era de um óleo de excelente qualidade. O problema hoje é que a canola sofreu transgenia como o milho. Desta forma, sobram poucos óleos não transgênicos para a culinária do dia-a-dia. O oliva é ótimo, porém economicamente inviável. Exatamente por isso, o girassol é uma ótima opção, pois não sofreu transgenia. Algumas empresas ainda trabalham com produtos não transgênicos de culturas com transgenia em massa (como o óleo de milho da marca "Leve"). De qq forma, sempre serão encontradas opiniões para todos os lados, mas como percebi teu interesse por Slow food e slow food também inclui o impacto ambiental dos processos produtivos (entre outras tantas coisas), levantei o tema. Um bom depoimento sobre o que está acontecendo no Canadá pode ser visto no link: http://www.slowfoodfrance.net/sloweb/eng/dettaglio.lasso?cod=3E6E345B1682e1B079nOJ1546AB9
É o depoimento de Tony Marshall (Canada)
Mas é isso aí, trocando informações cada um pode decidir como se posicionar, sem certo e sem errado. O importante é a informação circular, pois acabamos, muitas vezes, somente nas mãos do que a mídia nos passa sem chances de olhar a partir de outra perspectiva.
Grande abraço!
P.S Apenas como informação, eu cozinho com manteiga, pois tenho uma vaca em casa e faço minha própria manteiga. Durante muito tempo, e ainda hoje, a manteiga é vilã. Mas como uso com moderação, considero ok, e assim está bem. Um dia ainda terei mais paciência e cozinharei com ghee, deixando a manteiga mais “limpa”. O fato é que o impacto ambiental da gordura que utilizo acaba sendo “zero”, pois está integrado num fluxo sustentável... não fazendo mal para mim, nem para ninguém... :)
É isso aí Priya, o importante é fazer a informação circular e sempre cuidar da onde vem a fonte. Fiquei encantado em saber que vc faz a sua própria manteiga. Que bacana! O ghee lembra a manteiga clarificada da culinária francesa, mas fica cozinhando muito mais tempo, né?
ResponderExcluirEu mesmo utilizo azeite de oliva e manteiga aqui em casa, mas sei que fica caro pra maioria das pessoas. Sempre digo que mais vale gastar agora e ter uma alimentação saudável, do que gastar mais tarde com medicamentos...
Mais uma vez agradeço pela sua colaboração!
Abraços
Não há nenhum problema com o óleo de canola. Entenda: http://alimentandoadiscussao.com/2014/05/07/verdade-sobre-canola/
ResponderExcluir