sexta-feira, 23 de julho de 2010

Lacunas

Criatividade até no cardápio

Surpreendente os pratos que provei hoje durante a banca no Curso de Cozinheiro do Senac. Nenhuma técnica inovadora ou ingrediente inusitado. O que me chamou atenção foi o tema: alimentação infantil.

Anotem aí, o mercado está cheio de lacunas a serem preenchidas e essa pode ser uma grande oportunidade para aqueles que olharem com senso crítico e utilizarem as ferramentas certas. E o grupo acertou em cheio.

A entrada era um noisette de legumes, purê de espinafre, ratatouille e chips de parmesão . Entrada com sabores e texturas diferentes e cores convidativas. O noisette era em formato de jujuba, muito bacana mesmo. O prato principal tinha arroz com pinoli, feijão branco, almondegas recheadas com moranga e um creme de beterraba. Apesar da porção estar um pouco generosa, novamente eles acertaram, mas nem tanto quanto na entrada, que pra mim foi o ponto alto da apresentação do grupo.

Pra finalizar eles foram de eclair recheada com um creme inglês muito grosso, mas saboroso. Acompanhava frutas com uma calda de chocolate. Chamei atenção para as frutas escolhidas, todas ácidas: abacaxi, morango, kiwi e laranja. Poderia ter uma fruta doce, para equilibrar acidez da sobremesa. Na composição do prato eles enfeitaram com açúcar de confeiteiro colorido naturalmente por eles.

Desejo sorte a Cleo, Roberto, Carina e Nicolas, aspirantes a cozinheiros e futuros chefs. E também parabenizá-los pelo bonito trabalho de conclusão.

3 comentários:

  1. Grande Brou,

    Muito obrigado pela valorização do trabalho e incentivo aos meus alunos!

    Abração,

    Marcus

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada Chef, um elogio desses vindo de ti é uma honra, muito obrigada mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcus e Carina, escrever sobre o que vi e provei me dá muito prazer, como comensal e profissional.

    Parabéns para vocês!

    Grande abraço

    ResponderExcluir