quarta-feira, 28 de julho de 2010

Mídia especializada

Credibilidade se conquista com o tempo


Sei que muitas vezes as pessoas que frequentam o blog não olham os comentários sobre os posts. Quando escrevi sobre o caldo industrializado, alguns se manifestaram e eu prontamente respondia. O último comentário foi de uma anônima, chef de cozinha de Porto Alegre, que trouxe à tona outro assunto interessante para debate: estamos com problemas na mídia especializada aqui no RS?

Reproduzo na íntegra o comentário dela e a minha resposta.
Agora é com vocês. Opinem!

"O assunto tá bom hein! Na minha opinião não dá para aceitar não! O cara tá falando na primeira pessoa, botando a mão dele no fogo. Mais, caldo de legumes, ou de carne, natural é o máximo do auto-sustentável numa cozinha. Pq ensinar a por fora as aparas das cenouras e as folhas do salsão? Agora , não posso deixar de usar um gancho sobre um trecho do comentário do Felipe que diz :"A mídia especializada ajuda na construção dessa imagem". Não sei se concordam e não vou colocar como uma sugestão de pauta para não colocar o chef em saia justa,mas é impressão minha ou estamos com problemas sobre a mídia especializada neste assunto, aqui pelas bandas do sul? Acabei de receber o último exemplar de uma revista que se propõem a escrever sobre o assunto e muito me deixou assustada. Pauta frouxa e totalmente em cima de lobby! Acho que fiquei antiquada, sou do tempo que queria um chef ou um cozinheiro de fato fazendo minha comida e não um RP.
Abraço a todos.

Cozinheira chef de um restaurante desta cidade. "

Resposta do blog
Oi cozinheira chef, seja bem-vinda. Seria legal se revelasse sua identidade. Suas palavras ganhariam mais força. O blog não foge do debate se o assunto for relevante. Esta é uma forma saudável de troca de idéias e opiniões.

Vamos aos fatos. Existe assessorias de imprensa que trabalham para restaurantes e chefs de cozinha. O trabalho deles é levar a notícia de seus clientes para a mídia, seja ela especializada ou não. Se o conteúdo for interessante, publica-se. Caso contrário, não ganha uma linha. Isso é decidido pelo editor ou colunista do caderno ou da revista.

Eu não acho legal quando existe a compra de anúncio em publicações e isso interfira no conteúdo da mesma. Só não é feio se estiver com o selo de "informe publicitário", assim todos sabemos que a matéria foi paga.

Eu busco informação de qualidade sempre. Se me deparo com uma publicação dessa e observo isso que você mencionou, nunca mais compro ou leio seu conteúdo. Pra mim é o mesmo que comer comida mal feita, sem sabor, sem tempero.

Credibilidade não se conquista assim, o público mais cedo ou mais tarde se dá conta, tanto se o chef ou restaurante é fraco, quanto a revista tendenciosa.

Um abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário