quinta-feira, 1 de julho de 2010

Brigada de Cozinha

Brigade de Cuisine

Uma das maiores missões de um chef é montar uma equipe que trabalhe com consistência e mantenha o padrão dos pratos. Leva-se anos para ter uma cozinha funcionando como uma sinfonia. Até lá, a presença constante do chef entre seus cozinheiros é vital para que esse objetivo seja atingido. Comprometimento é a palavras chave.

Não pense vocês que é todo mundo que almeja ser chef. Ao torna-se um, vem quilos e quilos de responsabilidades. Por isso é importante ter na brigada cozinheiros que sejam fiéis ao chef, que façam exatamente aquilo que ele pediu e demonstrou como se faz.

Em todas profissões existem códigos de ética e honra. São leis que não estão escritas em manuais, mas que regem a conduta de um bom profissional e acima de tudo, colega. Na cozinha não é diferente. Entre tantas regras desse código, a lei que mais me chamou atenção desde o início da carreira foi a de não faltar ao serviço. Sob hipótese alguma.

Gripe, febre, corte, queimadura, tiro. Já vi cozinheiro trabalhando após situações adversas, e mesmo assim não faltaram ao trabalho. Sei bem o que isso, na prática. Mas será que essa "devoção" é total ao chef ou ao empregador? A resposta é nenhum dos dois. O cozinheiro não falta um dia sequer, para não deixar seus colegas na mão. Montar a praça de alguém que faltou é tarefa complicada. Os minutos são contados no mis en place, não existe tempo para desperdiçar. Por isso, se alguma peça falta, sobrecarrega as outras.

Não é a toa que uma equipe de cozinha se chama brigada.

2 comentários:

  1. Grande Chef Felipe Sica

    Quero agradecer pela oportunidade de ter trabalhado com você hoje a noite no coktail no intercity. Foram momentos memoráveis de aprenizado. me coloco à disposição.

    Muito obrigado

    Leo

    ResponderExcluir
  2. Valeu Leo, eu que agradeço a tua colaboração. Foi muito valiosa!
    Grande abraço

    ResponderExcluir