quinta-feira, 13 de maio de 2010

Massa fresca

Marcato

Fazer massa fresca em casa é uma grande diversão. Aqui vai uma receita testada e aprovada em minhas aulas. Aconselho o uso de uma máquina italiana para abrir a massa e formatá-la. A Marcato é a fabricante da Atlas 150mm, uma máquina de excelente custo benefício e fácil de manusear.

Massa fresca
(Para 2 porções)

Ingredientes - Quantidades
Farinha de trigo - 165 g
Sal - ½ colher de chá
Ovos - 2 un

Preparação:
-Prepare uma superfície de trabalho de uns 60cm x 90cm, e deixe à mão uma espátula, um garfo e uma peneira fina. Despeje a farinha e o sal sobre a mesa de trabalho e abra uma cratera grande o suficiente para conter os ovos. Quebre os ovos ali dentro e bata ligeiramente com o garfo.
-Com uma das mãos junto ao monte de farinha, para o caso de alguma porção do ovo escapar da cratera, comece a agregar a farinha aos ovos, partindo das bordas internas. Mexa com cuidado os ovos e a farinha e vá incorporando pequenas quantidades de farinha com o garfo.
-Quando a mistura de ovos e farinha estiver suficientemente espessa para não escorrer, junte o restante da farinha com as mãos e misture tudo. Quando a massa tiver endurecido a ponto de não absorver mais farinha, reserve. Limpe a superfície de trabalho e lave e enxugue bem as mãos.
-Recolha as sobras da mesa e peneire a farinha limpa em um canto. Descarte os pedaços de massa que restaram da peneira. Coloque a massa sobre a superfície limpa e trabalhe-a com os dedos até que ela esteja lisa. Se estiver grudando, salpique com um pouco de farinha, mas não deixe que seque.
-Continue a esticar a massa, dobrando um quarto dela a cada vez, com movimentos firmes, de dentro para fora, com a base da mão. Não pressione demais, ou vai logo se cansar. Trabalhe com movimentos regulares e ritmados, no compasso de sua respiração, por exemplo.
-Trabalhe a massa por 5-8 minutos, ou até estar lisa e elástica. Embrulhe-a em filme plástico e deixe-a a descansar à temperatura ambiente por 30 minutos, ou até 2 horas, antes de abri-la. Isso dará tempo suficiente para amaciar e ser esticada.

2 comentários:

  1. Sica, aproveitando a tua iniciativa, dá uma conferida nesse app bacana que rastreia as distâncias percorridas de produtos até produtores.

    http://www.thetrendwatch.com/2010/02/26/just-aug-it/

    Abraço!
    Geraldo Figueras

    ResponderExcluir