segunda-feira, 8 de junho de 2009

O Douro é aqui

Pois... bacalhau a moda do Brás com pão da Barbarella

Um pedacinho do Douro aportou em Porto Alegre neste último sábado, dia 6 de junho, na charmosa casa de vinhos Via Vino. O enólogo e produtor Pedro Carvalho, da Quinta Santa Eufemia, trouxe vinhos da região mais famosa de Portugal e também a mais antiga DOC do mundo: o Douro.

Pedro pertence a quarta geração da Quinta e toca o negócio com muita dedicação e paixão em companhia de sua irmã. É uma pessoa simples de uma simpatia contagiante. A degustação começou às 11 da manhã. Logo após iniciamos o almoço harmonizado com os vinhos do Pedro. Pensei em trazer três elementos da cozinha portuguesa para a mesa: bacalhau, batata e vinho do porto. Coloquei o bacalhau na entrada, a batata no prato principal e o vinho na sobremesa.

Vinhos da Santa Eufemia

A entrada foi um bacalhau a moda do Brás que aprendi a fazer no Constantino. A receita é clássica, porém, quando servida com pão da Barbarella dá um toque contemporâneo. Fiquei um tanto nervoso quando o Pedro provou. É como eu ir a Portugal e um chef local fazer um churrasco pra mim. "O que é que vem por aí...". O veredito dele foi positivo, gostou de verdade. Então tá, depois disso já tinha ganhado meu dia. O público presente teve motivo suficiente para sair de lá com um sorriso no rosto. Nada como começar o final de semana com os prazeres da mesa.

Zabaione de vinho do Porto gratinado com morangos

A equipe estava afiada novamente. A cozinha largou os pratos em sintonia, como uma orquestra. O Tiago e a Flavinha estão de parabéns. A Cris Berger prometeu fazer umas fotos e cumpriu a missão. E que fotos! Um trabalho de alta qualidade que vocês conferem neste post.

O staff da Via Vino também fez a diferença. O Rafael, o Alexandre e o Léo, sempre atenciosos e solícitos com todos presentes. Não existe sensação melhor do que se sentir em casa, e eles conseguem fazer com classe e elegância.

Filé ao molho de funghi com batatas

O meu sentimento após o almoço era de satisfação plena. O pensamento que ficou foi o seguinte: como é bom trabalhar com pessoas legais e competentes. Isso faz a diferença e é a chave do sucesso para um evento como esse.

Até a próxima!

Equipe trabalhando

4 comentários:

  1. meus parabéns!!! é um prazer enorme ver estas fotos, com pratos assim garanto que não fica nada dificil para a cris fotografar não que eu queira tirar os méritos da sempre excelente cris berger, mas que com pratos assim fica bem mais fácil, ha fica né pessoal!
    mais uma vez meus parabéns felippe.

    Marco Aduriz.

    ResponderExcluir
  2. Felippe! Adoramos as dicas, o texto dos eventos e principalmente as receitas! Parabéns! bjs Mariana e Cris

    ResponderExcluir
  3. Marco, Mariana e Cris,

    São esses tipos de comentários que me faz seguir em frente e acreditar que tenho condições de desenvolver um trabalho diferenciado, seja nas aulas, nos eventos ou nas consultorias.
    Grande abraço

    Felippe

    ResponderExcluir
  4. Esses pratos devem ter ficado uma delícia!!! Deve ter sido um sucesso!!
    Realmente, as fotos estão lindas!!
    Parabéns!!
    Bjss

    ResponderExcluir