terça-feira, 30 de junho de 2009

Ervas e especiarias

Galangal fresco é muito utilizado na cozinha Thai

Pimenta, gengibre, galangal, manjericão doce, talo de cidró, estragão, louro, açafrão, canela, zimbro. A lista é enorme, e dá pra encher um livro. Uma coisa é certa, ervas e especiarias fazem a diferença na cozinha. Quando usadas com sabedoria e parcimônia, enaltecem os pratos. Porém, quando utilizadas de qualquer jeito, tornam as receitas intragáveis

Hoje em dia é muito fácil ter em casa uma hortinha de temperos. Necessita apenas de um pequeno espaço, que bata sol, é claro. Os mais fáceis de cuidar e que podemos usar diariamente são: alecrim, manjericão, pimenta, hortelã, cebolinha e tomilho.

Perguntam-me com freqüência qual a melhor maneira de usar as ervas, frescas ou secas. Darei duas dicas. A primeira é a seguinte. Para fazer carnes ensopadas, usa-se erva fresca desde o início da cocção. Por exemplo, um boeuf bourguignon leva o famoso bouquet garni (salsa, louro e tomilho, podendo levar alecrim) e deve ser colocado logo após o vinho. Sempre existem exceções, uma delas é o manjericão fresco. Ele deve ser colocado no final da cocção, garantindo sabor e aroma a risotos, pizzas e molhos de tomate.

Já com as ervas secas, a dica é essa: frigi-las no azeite ou óleo juntamente com cebola, alho e etc. Desta maneira elas soltarão todo sabor e perfume garantindo um toque diferente em cada receita.

Caso alguém queria ir mais a fundo no assunto, sugiro a leitura de Herb & Spice the cook’s essential companion, escrito por Jill Norman. Esse livro é muito completo. O bacana é que ele te dá uma ficha técnica impecável sobre cada produto: origem, notas de degustação, partes utilizadas, como plantar e uso culinário. Já vi uma edição em português por aí.

Então, tá esperando o que pra dar mais sabor e temperar seu dia a dia?

P.S. Texto publicado no blog da Cris Berger

Nenhum comentário:

Postar um comentário