segunda-feira, 22 de junho de 2009

Akbar

Comidinha do Akbar

Akbar é o nome de um restaurante indiano em Los Angeles. Foi lá que provei pela primeira vez a cozinha autentica indiana sem precisar ir à India. O chef Avinash é fiel as tradições de seu país e o Akbar mostra através de seus pratos o comprometimento com as raízes e cultura indiana.

Não existia um prato do cardápio que eu não tivesse devorado. No início tive problemas com a quantidade de pimenta. Era muito picante. Comia e suava ao mesmo tempo. Os auxiliares do Avi, como o chef era chamado, dois mexicanos muito figuras, riam da minha cara descaradamente vendo a minha face rubra fingindo que estava tudo bem.

Os aromas que exalavam da cozinha hipnotiza qualquer um. Era difícil de identificá-los, mas a mistura de ervas e especiarias originárias da India produz um perfume sensual, assim como a culinária tailandesa.

A sensação de morar em LA é que se pode rodar o mundo sem sair da cidade. Milhares de imigrantes de toda parte do globo querem sentir o gostinho do sonho americano, de prosperidade, liberdade e igualdade. Isso faz com que a cidade tenha restaurantes étnicos aonde, é claro, as tradições dos países são mantidas.

A culinária tem muita importância neste contexto todo. Comer a comidinha de casa mata a saudade e fortalece a alma. Assim como todas as culturas, a nossa estava representada por alguns restaurantes de cozinha brasileira.

Pena que nenhum deles tinha um chef como o Avi, pois a comida não passava de regular, no máximo boa. Mas quem vai reclamar de um feijão meio sem tempero a quilômetros de distancia de casa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário