segunda-feira, 31 de maio de 2010

Mascarpone

O limão faz parte dessa receita de mascarpone

O meu amigo e professor do Senac, Marcus Monteiro, enviou essa receita de mascarpone para o blog. Após ver o post do molho de mascarpone, shiitake e alho poró ele não titubeou e pediu pra dar o seu pitaco. Colaboração de qualidade, como essa, será sempre bem-vinda. Ainda mais que o preço do mascarpone anda proibitivo. "Quase preço de caviar beluga", comentou o Marcus.

Ah, em tempo. O Marcus mandou duas versões para produzir o mascarpone. Essa é de autoria do professor de panificação do Senac, o André. A outra, que publicarei amanhã, ele aprendeu com um cozinheiro que trabalhou com o mestre Francesco Carli, chef do Cipriani, restaurante lendário do Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.

Mascarpone


Ingredientes - Quantidades
Nata - 500 g
Suco de limão - 2 colheres de sopa de (30 ml)

Preparação:
- Aquecer a nata até 80º C. (Preferencialmente em banho-maria).
- Adicionar o suco de limão e mexer por uns 2 minutos.
- Provar e ajustar com mais suco de limão se necessário. Deverá ser levemente ácido.
- Retirar do calor, deixar resfriar ou pouco e cobrir com filme plástico.
- Refrigerar por no mínimo 12 h antes do uso.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Petit four de chocolate branco

Parece, mas não é

O universo do petit four é enorme. Esse de chocolate branco é um verdadeiro pão-de-ló, leve e muito gostoso. O ideal é ter uma forma de silicone especial para petit four.

Petit four de chocolate branco


Manteiga temperatura ambiente - 135 g
Chocolate branco - 200 g
Açúcar - 140 g
Ovos - 5 un
Farinha - 90 g

Preparação:
-Derreter o chocolate em banho maria. Após misturar a manteiga.
-Bater os ovos com o açúcar
-Misturar o chocolate com os ovos delicadamente
-Incorporar a farinha
-Assar a 180ºC até dourar

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Spettus Steak House

Tentação tem nome: lagosta dourada na manteiga

Fui ao Recife semana passada à convite do restauranter Julião Konrad. O Julião é um empresário muito querido por todos e suas casas são um tremendo sucesso. Fez questão que eu conhecesse todas elas, e assim foi durante os três dias. Meu cicerone foi o Irian, maitre que trabalha no grupo Spettus há 10 anos e me aturou durante minha estadia.

Na chegada fui comer na nova churrascaria Spettus, no bairro de Boa Viagem. Choquei. Tudo muito bonito e de extremo bom gosto. Pé direito altíssimo, mesas com boa distância para dar mais privacidade e decoração harmoniosa, sem exageros.

O buffet me deixou de queixo caído. Não sou de ficar impressionado com este tipo de serviço, mas esse ficou na memória e entrou pra história como o melhor que já vi e provei. Sem exageros: impecável.

As carnes era um show à parte. Os cortes são de Angus e Hereford, vindo diretamente da Argentina e Uruguai, segundo me disse o Julião. Ele tem parceria com frigoríficos de lá há cerca de 20 anos. Todas as carnes que provei estavam bem executadas, no ponto, com suculência, sabor e textura perfeita.

O que me impressionou mesmo foi o fato de ter lagosta no buffet. Sim, lagosta, e a que eu mais gosto: na manteiga! Nossa, parecia uma criança num parque de diversões. E pra não dizer que as surpresas acabaram, ainda veio uma lagosta no espeto que me fez sorrir o resto do dia.

E pra beber? Bem, além de uma adega com diversos rótulos de vários países, tinha as batidinhas e caipiroskas. Quando entrei no bar o cheiro que senti foi de caju, que me deixou hipnotizado quando vi uma montanha deles, frecos, numa jarra enorme de vidro. "Bartender, pode preparar uma por favor?" Agora estava no céu. Foi a melhor caipira que já tomei na vida. Disparado.

Chegou a hora da sobremesa. Tinha lido numa Gula a respeito da sobremesa local com o nome de cartola, feita com um queijo chamado manteiga, banana e açúcar com canela. Hummm, impossível não provar, não é mesmo? Então tá, que venham uma cartola com sorvete de creme, dica da gerente da casa, a Fabiane.

A sutileza da cartola me deixou em extâse. O sabor e a textura do queijo manteiga combinado com a banana, açúcar e canela me fez ter uma certeza. Foi a melhor sobremesa que provei durante o ano.

Buenas, esse foi o relato da minha experiência na Spettus. Aguardem a próxima, que aconteceu no Nikko, restaurante de culinária fusion japonesa e thai.

P.S. Era tanta comida boa, que não consegui provar o sushi. Entretanto gostei do que vi, pois tinha atum, meu peixe preferido.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

VI Semana do Alimento Orgânico

Prefira orgânicos

A VI Semana do Alimento Orgânico acontece simultaneamente em todos estados do Brasil. Uma iniciativa do Ministério da Agricultura, que até colocou no ar um hotsite sobre os alimentos orgânicos.

Bela iniciativa do Governo, mas poderiam ter feito uma divulgação bem melhor e eficaz. Vi pouca notícia sobre esse evento. Dei uma navegada no site e gostei do conteúdo. A qualidade das informações faz desse portal uma ferramenta valiosa para esclarecer a população sobre as vantagens dos alimentos orgânicos.

Segundo pesquisei no site, estima-se que hajam 90.000 produtores de orgânicos e 40 certificadoras no Brasil. No RS, são cerca de 150 feiras de produtos ecológicos de acordo com a Emater.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Testes

Será que vou conseguir somente alimentos orgânicos?

Comecei os primeiros testes para meu novo blog. Fazer papinha para bebê bem feita é também um grande desafio. Ter o apoio da pediatra da Dora foi um incentivo a mais para dar início ao projeto. A Desiree Volkmer é a médica chef da neo natal do Hospital Moinhos de Vento, e isto faz com que o blog tenha informações e orientação de qualidade.

A idéia é trazer, além das receitas, fatos nutricionais e dicas de alimentação. Não tenho intenção de educar ninguém, mas sim de mostrar aos pais como pode ser fácil, barato e prazeroso fazer as papinhas e comidinhas de seus filhos. Sei que a vida está corrida etc e tal, mas cuidar e zelar do seu maior bem dever ser prioridade. Trarei dicas de BPF (Boas Práticas de Fabricação) para que se produza alimentos seguros, sem risco de contaminação.

Enfim, tem bastante trabalho pela frente.

P.S. A Dora aprovou o último teste, que foi a papinha de três batatas com carne (batata baroa, branca e doce)

segunda-feira, 24 de maio de 2010

PAS


O Programa Alimentos Seguros (PAS) deveria ser implantado em todos estabelecimentos comerciais na área de alimentação. Com esse selo de qualidade os frequentadores de restaurantes, lanchonetes e afins teriam mais segurança e tranquilidade na hora de comer, pois saberiam com certeza que o estabelecimento está colocando em prática as Boas Práticas de Fabricação (BPF).

Fazer um curso de BPF é mandatório para manipuladores e também para aqueles que pretendem abrir seu negócio próprio. Cabe a nós, consumidores, exigir o selo do PAS na hora da compra. Dá uma segurança danada saber que essas normas estão sendo aplicadas, pois elas ajudam a erradicar da cozinha pragas, evitar contaminações e etc.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Molho de shiitake, mascarpone e alho poró


Esse molho não tem erro na preparação, além de ser muito gostoso. O mascarpone dá uma textura aveludada e um sabor distinto.

Molho de shiitake, mascarpone e alho poró

(de 2 a 3 porções)

Ingredientes - Quantidades
Cogumelo shiitake - 150 g
Alho poró - 3 un
Mascarpone - 200 g
Alho - 1 dente
Manteiga - 1 colher de sopa
Azeite de oliva - 1 colher de sopa
Sal e pimento-do-reino moída na hora - A gosto
Queijo parmesão ralado na hora

Preparação:
-Laminar o cogumelo e o alho poró
-Picar bem o alho.
-Numa frigideira em fogo médio, derreta a manteiga no oliva e refogue o alho e o poró.
-Entre com o shiitake e refogue mais um pouco.
-Adicione o mascarpone, deixe que se misture sem pressa, reduzindo até que o Molho fique grosso.
-Tempere com sal e pimenta e prove.
-Quando servir com a massa, polvilhe com o parmesão.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Carbonara

O breakfast dos americanos virou molho na Itália

Esse é meu molho preferido quando chega o frio. A melhor massa para o clássico carbonara é o spaghetti. Não coloque creme de leite ou nata, senão o molho perde sua textura original.

Molho carbonara

(de 2 a 3 porções)

Ingredientes - Quantidades
Pancetta ou bacon defumado - 200 g
Alho - 4 dentes
Azeite de oliva extra virgem - 2 colheres de sopa
Vinho branco seco - ¼ xícara
Ovos caipira - 2 unidades
Queijo parmesão - ½ xícara
Queijo grana padano - ¼ xícara
Pimenta do reino moída na hora - A gosto
Salsinha picada - 2 colheres de sopa

Preparação:
-Corte o bacon em brunoise.
-Amasse o alho com a faca e descarte a casca.
-Coloque o alho e o oliva juntos numa frigideira e ligue o fogo médio. Saltear o alho até dourar, retire-o e descarte-o.
-Entre com a pancetta e deixe dourar bem.
-Adicione o vinho branco, deixe ferver por um ou dois minutos e desligue o fogo.
-Quebre os ovos na tigela onde será servida a massa.
-Bata levemente com um garfo, adicione os dois queijos ralados, uma boa pitada de pimenta do reino e a salsinha picada. Mexa muito bem.
- Adicione a massa cozida e escorrida à tigela. Mexa para impregnar bem a massa ao molho.
-Em fogo alto, reaqueça rapidamente a pancetta ou bacon, coloque todo o conteúdo da frigideira na tigela e mexa tudo outra vez.
-Sirva imediatamente.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Sonho meu

Quando encontrei esse vídeo, o nome logo me chamou atenção: Comida orgânica na elite da cozinha francesa. Bom, depois de ver, fiquei sonhando com um lugarzinho assim pra cozinhar e passar o resto da vida.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Fast food orgânico

Quando teremos um desses aqui?

A alimentação com produtos orgânicos não pode ser encarado como moda, mas sim como estilo de vida e saúde. O meu interesse aumentou sobre esse assunto depois do nascimento da minha filha Dora. Alimentá-la de maneira adequada e com produtos orgânicos ficou sendo meu mantra desde então.

Mas como fica a alimentação do chef e da sua amada esposa Cristina? Quando conseguiremos sair para almoçar ou jantar na rua e teremos essa opção no cardápio? Nem que seja um prato! Já seria um começo.

Por falar em início, após um google sobre organic fast food, percebi que estamos realmente atrasados, nem engatinhar começamos. O site que encontrei chama-se Mother Nature Network e eles fizeram a top 10 list dos restaurantes de comida rápida. Muito bacana, não deixem de ver.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Pizzas da chef Ju

Marguerita, minha preferida

Recebi uma mensagem da querida e talentosa chef Juliana Corrêa. Ela começou a fazer uma pizza com massa integral, cerveja e azeite de oliva. Elas são congeladas e contém 5 unidades numa caixa, com sabores diferentes. Vi a foto e deu água na boca. Muito melhor do que comprar aquelas pizzas congeladas industriais, que tem tudo, menos sabor e a massa é terrível.

Anotem as dicas da Ju:
-É só retirar do freezer e sacar a embalagem.
-Colocar por um minuto no microondas na potência máxima.
-Depois no forno pré-aquecido a 180º.
-Deixar assar até ficar crocante.

Sabores:
Marguerita
Muzzarela
Lombo canadense com cogumelo paris, azeitonas pretas e requeijão
Calabresa
Iscas de frango com chimichurri

Fazer os pedidos via e-mail para juliana@chefjuliana.com.br
Entrega a domicílio.

Molho à puttanesca

Todo cuidado é pouco, pois a alcaparra é bem salgada

Dentre os clássicos molhos da Itália, este é um dos meus preferidos. Por ser muito forte, devido a alcaparra e a anchova, o pai não me deixava provar quando era pequeno. Este molho era a pedida dele, toda vez que íamos ao Diliana, restaurante italiano, cerca de 30 minutos de carro de Salvador.

O Diliana era um oásis. Certamente o restaurante mais bonito que já conheci. Não sei se existe ainda, mas caso esteja lá, é uma ótima opção. O lugar era uma chácara, com diversas árvores e animais. Além disso, tinha pavões soltos e outros bichos perambulando pelos arredores da casa central. Era nessa casa que ficava o restaurante, com mesas no interior, na rua e na sacada.

Lindo, inspirador, romântico à noite e família de dia. Restaurantes como esse não se encontra mais por aí. É uma pena.

Molho à puttanesca


Ingredientes - Quantidades
Molho de tomate - 400 ml
Azeitona preta sem caroço - 120g
File de anchova - 6 unidades
Manteiga sem sal - 40g
Alho - 2 dentes
Azeite de oliva - o.q.b. (o quanto baste)
Alcaparra - 1 colher de sopa
Salsinha - 1/2 molho

Preparação:
-Dessalgue as anchovas e triture.
-Pique o alho, alcaparra e a salsinha.
-Corte as azeitonas em juliana.
-Numa panela, em fogo médio, misture a manteiga e o oliva e refogue o alho.
-Acrescente a anchova, a azeitona e alcaparra.
-Misture bem e entre com o molho de tomate.
-Cozinhe por alguns minutos.
-Antes de servir, salpique uma colher de sopa de salsinha.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Massa fresca

Marcato

Fazer massa fresca em casa é uma grande diversão. Aqui vai uma receita testada e aprovada em minhas aulas. Aconselho o uso de uma máquina italiana para abrir a massa e formatá-la. A Marcato é a fabricante da Atlas 150mm, uma máquina de excelente custo benefício e fácil de manusear.

Massa fresca
(Para 2 porções)

Ingredientes - Quantidades
Farinha de trigo - 165 g
Sal - ½ colher de chá
Ovos - 2 un

Preparação:
-Prepare uma superfície de trabalho de uns 60cm x 90cm, e deixe à mão uma espátula, um garfo e uma peneira fina. Despeje a farinha e o sal sobre a mesa de trabalho e abra uma cratera grande o suficiente para conter os ovos. Quebre os ovos ali dentro e bata ligeiramente com o garfo.
-Com uma das mãos junto ao monte de farinha, para o caso de alguma porção do ovo escapar da cratera, comece a agregar a farinha aos ovos, partindo das bordas internas. Mexa com cuidado os ovos e a farinha e vá incorporando pequenas quantidades de farinha com o garfo.
-Quando a mistura de ovos e farinha estiver suficientemente espessa para não escorrer, junte o restante da farinha com as mãos e misture tudo. Quando a massa tiver endurecido a ponto de não absorver mais farinha, reserve. Limpe a superfície de trabalho e lave e enxugue bem as mãos.
-Recolha as sobras da mesa e peneire a farinha limpa em um canto. Descarte os pedaços de massa que restaram da peneira. Coloque a massa sobre a superfície limpa e trabalhe-a com os dedos até que ela esteja lisa. Se estiver grudando, salpique com um pouco de farinha, mas não deixe que seque.
-Continue a esticar a massa, dobrando um quarto dela a cada vez, com movimentos firmes, de dentro para fora, com a base da mão. Não pressione demais, ou vai logo se cansar. Trabalhe com movimentos regulares e ritmados, no compasso de sua respiração, por exemplo.
-Trabalhe a massa por 5-8 minutos, ou até estar lisa e elástica. Embrulhe-a em filme plástico e deixe-a a descansar à temperatura ambiente por 30 minutos, ou até 2 horas, antes de abri-la. Isso dará tempo suficiente para amaciar e ser esticada.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Molho de manteiga e sálvia

Sálvia

Mais um molho que fizemos na aula de hoje. Ele é delicado e saboroso. Servimos com massa fresca. Apesar da simplicidade dos ingredientes - apenas sálvia, manteiga e queijo - o resultado final é surpreendente.

Molho de manteiga e sálvia

Ingredientes - Quantidades
Manteiga aviação - 4 a 5 colheres de sopa
Folhas de sálvia fresca - 6 a 8un
Queijo grana padano ralado na hora - a gosto

Preparação:
-Coloque a manteiga numa frigideira pequena em fogo médio.
-Quando começar a espumar e adquirir um tom acastanhado (nunca marrom), adicione as folhas de sálvia.
-Cozinhe por alguns segundos, virando as folhas uma vez.
-Em seguida regue a massa escorrida com o conteúdo da frigideira.
-Mexa bem e sirva imediatamente com o grana padano.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Molho calabrês picante

Esse molho veio da ponta da bota

Acabei de chegar do Senac. Hoje foi o segundo dia do curso Massas e Molhos. Fiz uma receita que gosto muito: molho calabrês picante. A base é um bom molho de tomate clássico. Caso não tenha tempo ou paciência de fazer o verdadeiro molho pomodoro, utilize um de lata tradicional, sem ser peneirado.

Molho calabrês picante

Ingredientes - Quantidades
Molho de tomate - 400 ml
Pimentão vermelho - 1 un
Linguiça picante - 300 g
Vinagre de vinho tinto - 1 colher de sopa
Alho - 2 dentes
Azeite de oliva - o.q.b. (o quanto baste)
Azeitona verde - 20g

Preparação:
-Corte a lingüiça no comprimento e retire a carne.
-Corte o pimentão em juliana e pique o alho.
-Numa panela, coloque um fio de azeite e refogue a carne da linguiça com o alho.
-Adicione o pimentão e mexa com cuidado para não parti-lo.
-Entre com o vinagre, logo em seguida o molho.
-Deixe cozinhar por alguns minutos. Acerte o tempero, caso seja necessário.
-Na hora de servir, salpique as azeitonas picadas por cima.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Sítio do Guido

Cenoura orgânica do Sítio do Guido

Descobri mais uma maneira de comprar alimentos orgânicos aqui em Porto Alegre. A minha vizinha tem dois filhos e sempre se preocupa em comprar alimentos saudáveis para eles. Como toda mãe contemporânea, que trabalha e cuida dos filhos, ela precisa de serviços que ajudem na rotina pra lá de corrida.

Existe um sítio em Gravataí que se dedica a produção de orgânicos. O Sítio do Guido veio somar nessa luta do bem. Acabei de fazer meu pedido pela internet. Você escolhe os itens para compor uma cesta, que será entregue no conforto de sua casa.

Apesar de gostar de escolher o que vou comer e preparar para minha família, penso que esse serviço seja extremamente conveniente para muitas mães, como a minha vizinha Lú.

Agora é aguardar e ver se o Guido é nota 10 mesmo.

Acesse o site: www.sitiodoguido.com

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Australian Crawl

Quem é rei nunca perde a majestade. A banda australiana Australian Crawl foi trilha sonora de boa parte da turma que viveu os anos oitenta. O vocalista James Reyne segue cantado solo, aqui e ali. Achei essa pérola no youtube, onde ele solta a voz numa versão acústica de Downhearted.

Ouçam bem alto, pois vale a pena!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Molho de roquefort com nozes

Nozes do Chile são as melhores

Esse molho é uma delícia. Fica bom com todo tipo de massa e é muito fácil de fazer.

Anotem a receita.

Molho de roquefort e nozes

Ingredientes - Quantidades
Queijo roquefort - 100 g
Creme de leite fresco ou nata - 300 g
Nozes chilenas - 100 g
Uva passa branca - 50 g
Cebola - ¼ un
Manteiga - 1 colher de sopa
Azeite de oliva - 2 colheres de sopa
Sal e pimento-do-reino moída na hora - A gosto

Preparação:
-Picar bem a cebola e o roquefort; as nozes grosseiramente.
-Aqueça uma panela pequena e derreta a manteiga com o oliva.
-Refogue a cebola até que ela esteja bem dourada e adicione a uva passa.
-Em seguida entre com a nata e abaixe o fogo.
-Adicione o roquefort e deixe reduzir, lentamente, até que o molho dê uma engrossada. Mexa ocasionalmente.
-Verifique se necessita de sal, pois o roquefort é salgado. Tempere com pimenta do reino e prove.
-Salpique as nozes no final e sirva imediatamente com a massa de sua escolha.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Hibachi Chef

Quando se trata em dar show na cozinha, os asiáticos são os grandes mestres. Os tailandêses e chineses tem uma habilidade fora do comum no manuseio de uma panela wok. Stir fry com labaredas é muito legal de ver.

Porém, quando o assunto é entretenimento, os chefs japoneses de hibachi, deixam qualquer um no chinelo. Assistam esse vídeo e vejam o porque.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Receitas da Dora

Tá difícil de achar em Porto Alegre

Tenho me esforçado pra fazer a papinha da Dora com produtos 100% orgânico. A tarefa não é nada fácil, diga-se de passagem. A prateleira das verduras e frutas no súper está quase sempre vazia. Chegar a dar dó daqueles que querem comer alimentos saudáveis, livres de pesticidas e químicos.

A missão é difícil, mas não impossível. Vez que outra tenho que usar um produto que não seja orgânico. Paciência, fazer o que? Não estamos em Curitiba, onde existe um mercado enorme só com produtos orgânicos. Aqui na cidade tem a feira de orgânicos no sábado na rua José Bonifácio, que se repete na avenida Getúlio Vargas, toda quarta-feira. Convenhamos, é muito pouco pra uma população de uma cidade grande como Porto Alegre.

A novidade que trago é para os pais que se preocupam com a alimentação de seus filhos. A grande maioria tem o mesmo problema: falta de tempo. E por isso não conseguem alimentar o bebê ou a criança de maneira saudável e nutritiva.

Vou transformar minha missão, quase que diária, de cozinhar para a minha pequena Dora em um blog. A idéia é ensinar os pais a produzir em casa a papinha dos seus filhos. Com preferência utilizando produtos orgânicos.

Aguardem!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Jantar ICI em imagens

Um sucesso o jantar do ICI RS que participei sexta-feira passada, lá no Leopoldina Juvenil. Fazer um evento para 400 pessoas não é tarefa das mais fáceis. Satisfação de dever cumprido, foi o que senti após o final do coquetel. Ajudar as crianças é sempre um prazer.

Fiquem com as imagens feitas pelo fotógrafo Ricardo Braescher.


Montaditos

Chef e as tapas

Blinis, da Valerie

Penne alla putanesca, do Xandi

Boeuf bourguignon, do Mamadou

Mandorlone, da Andrea
Chefs e seus pratos

Mestre Mamadou e a Rejane Martins

Valerie, Xandi, Felippe, Mamadou, Matias, Andrea e Rejane

Palco do banquete de cinema