segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Preconceito

Que tal um mousse, farofa ou macarron de erva mate?

Todos somos preconceituosos quando o assunto é comida. Esse sentimento aumenta, na medida que o desconhecido ou traumas são levados à nossa frente. Cito dois exemplos de cada para ilustrar minha teoria.

O trauma foi o seguinte. Estava comentando com uma pessoa que adoro arroz e feijão com ovo frito. Quando ouviu a palavra ovo, quase passou mal. E lá veio mais uma biografia onde o excesso de consumo de ovo fez ela odiar o pobre coitado.

Já o preconceito com o desconhecido foi narrado pela minha amiga Carol Toledo, que trabalha no marketing do Iguatemi, e está sempre em coquetel de lançamentos de produtos, lojas e etc. Geralmente os chefs utilizam alguns produtos inusitados para surpreender o público presente. Até aí, tudo bem. Mas e quando esse produto tem uma lembrança bem amarga?

O produto que "chocou" o público em recente evento relatado por ela foi a nossa erva mate, amarga e verde por natureza, mas que beleza. Mas poucas pessoas fizeram carnaval quando o garçom anunciou que o mousse era feito da erva amarga. A Carol não hesitou, se encantou pela cor e mandou ver.

"Felippe, estava uma delícia! Mas as pessoas simplesmente não provavam quando sabiam que era feito com erva mate...", murchou a Carol. Eu, como profissional, provaria. Como chef, não sei se ousaria tanto assim. A não ser se o tema da loja, coquetel, inauguração, tivesse o foco em produtos distintos e com ar de modernidade. Fazer uma releitura de um produto tão amado pelos gaúchos, mas lembrado pelo amargor, é tarefa das mais difíceis, por mais que o profissional se esforce em equilibrar os sabores.

Conclusão que chego é a seguinte. Inovar é preciso, mas cuidado com as inovações, para que elas não pareçam esdrúxulas. Saiba bem qual o perfil do público que estará presente e evite excessos de criatividade. Deixe essas cartas na manga para ser utilizadas no seu restaurante, e de preferência na sugestão. Caso não seja bem aceita, fica fácil de retirar do cardápio.

Eu mesmo adoro reinventar clássicos da nossa culinária e da cozinha francesa. Esse exercício me entretem e faz com que surjam pratos novos, seja pela mudança de algum ingrediente ou pela apresentação.

2 comentários:

  1. Parabéns! Seu blog é show!
    Amei tudo que vi e li!!
    DEus te abenmçoe!
    Bjs!
    PS. Vem me fazer uma visita e comente o que achou do meu Blog:
    http://receitasdatatialves.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Tati, obrigado e seja bem-vinda! Vou dar uma espiada no seu blog sim, aguarde. bjs

    ResponderExcluir