quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O clássico da Serra

Sempre digo que os clássicos são eternos

Estou desenvolvendo um trabalho bem bacana em Caxias do Sul. Fui contratado pelo restaurante Umai-Yoo como chef consultor. O Umai-Yoo juntou a cozinha japonesa e thai num ambiente agradável e muito bonito. Meu papel vai além de trazer novas receitas. Treinamento e acompanhamento constante são outras importantes atribuições.

Na minha visita mais recente, fui almoçar com a família Umai-Yoo: Jamur, o Jango e suas respectivas. Praticamente exigi: quero almoçar numa galeteria, mas não qualquer uma, me levem na mais tradicional da cidade. E lá fomos nós rumo à Alvorada.

Ambiente agradável, garçons old school e comida de primeira qualidade. Nada de molhos brancos sem gosto e parecendo mingau de bebê, ou canelonis duvidosos. O que eu vi foi o clássico galeto. Iniciando os trabalhos com uma bela sopa de agnoline, pão macio e fofinho e queijo ralado de boa qualidade. O Jamur botou pilha pra provar o crem na sopa, espécie de raiz forte em conserva. Provei e aprovei. Deixei pros nativos o radice com bacon, pois não sou muito fã, mas estava com uma cara boa.

Logo em seguida uma salada de maionese cremosa, com caráter e sabor. Rapidamente chegou os galetos ao primo canto, ou seja, um baby frango, tenro e suculento. O par perfeito do galeto estava lá, e muito bem representado. Amei a polenta frita com queijo derretido no meio. De comer de joelhos. Rolou até um debate pra saber como eles fazem essa delícia.

Galeto tem que ter massa, certo? E não pode ser industrial. O que eu vi e comi foi uma massa caseira de fazer inveja, com molho de tomates idem. Os atendentes não enchiam a mesa a todo tempo, o que me irrita quando vou numa galeteria em Porto Alegre. Na minha linguagem se traduz assim: come logo e vaza pra girar a mesa.

Finalizando pedimos um sagu. E pra não dizer que foi tudo perfeito, deram bola fora na sobremesa. Apesar do sagu estar no ponto e bem gostoso, o creme de baunilha foi substituído por creme de leite. O resultado ficou mais ou menos, mas não estragou a bela experiência de ir numa autêntica galeteria em Caxias.

Ah, o preço é bem amigo. Paguei 36 reais pelo galeto, dois refris e a sobremesa.

Galeteria Alvorada
Rua Os Dezoito do Forte, 200
Nossa Senhora de Lourdes, Caxias do Sul
Telefone: (54) 3222-4637

2 comentários:

  1. Amo, amo, amo a maionese com galinha dessa Galeteria.
    Bjs
    Alexandra
    www.destemperadinhos.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Alexandra, é um caso de amor essa Alvorada. Eu também gamei!
    Bjs

    ResponderExcluir