quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Gastronomia em Vancouver - Parte I

Qualidade de vida? É aqui mesmo

A receita do meu amigo Marcus Monteiro que postei aqui no blog veio de um restaurante que ele trabalhou na cidade de Vancouver, no Canadá. Quase estive por lá quando morei na Califórnia. Sempre ouvi maravilhas e que tem uma qualidade de vida excepcional. Foi quando recebi um mail do Ciro Kohlrausch, querendo informações sobre cursos em Vancouver, achando que eu tinha estudado gastronomia. Expliquei o engano, mas enviei a solicitação do Ciro ao Marcus, que respondeu prontamente.

Para aqueles que querem viajar paea estudar gastronomia e morar fora por um tempo, esta pode ser uma boa alternativa. Dividi as dicas do Monteiro em duas partes, pois ia ficar muito longo.

"Vancouver é uma cidade fantástica! Atualmente, junto com Zurique é a melhor cidade em qualidade de vida no mundo. Na época em que morei lá (2002), havia recém roubado o título de melhor do mundo e isso eu pude sentir em muitos aspectos.

Minha ida para Vancouver estava atrelada ao projeto de cursar gastronomia numa escola de cozinha clássica e também morar num país estrangeiro. Para esse projeto eu dediquei um ano, fazendo economias e me informando do máximo de coisas com relação à vida local, costumes, clima, etc. Tudo para ambientar bem por lá.

O curso de gastronomia escolhido foi o professional culinary program da Dubrulle French Culinary Institute, uma escola com cursos bem fundamentados nas técnicas clássicas, com boas abordagens nas cozinhas modernas. O programa foi de aproximadamente 1 ano entre aulas teóricas, práticas (muita prática!) e o estágio, que foi feito curiosamente num restaurante italiano, mas de qualidade muito boa. Falo dele daqui a pouco...

Atualmente a Dubrulle não mais existe. Dois dos antigos professores que tive lá, Chef Tony e Chef Christophe fundaram juntos a Northwest Culinary Academy of Vancouver, que a meu ver é uma ótima opção para estudar, assim como a Pacific Institute of Culinary Arts. Os programas de ambas são bem parecidos, focando nas cozinhas clássicas (francesa e italiana) com pinceladas em confeitaria, panificação, outras culinárias, etc."

2 comentários:

  1. Oi Felippe, tudo bem? Meu nome é sophia , estou morando em uma cidade à uma hora de vancouver e eu gostaria de fazer aulas de culinárias no final de semana. Você conhece algum local no qual posso me inscrever? Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Algum local em Vancouver *

    ResponderExcluir