sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Gastronomia em Vancouver - Parte II

Whistler é o paraíso dos esportes de neve

Segue a segunda parte sobre a experiência do chef Marcus Monteiro em Vancouver.

"O grande barato de estudar fora é poder misturas diversas experiências. Vancouver é riquíssima em lugares para conhecer, em programas culturais e ao ar livre, restaurantes, bares e café, gente de vários lugares do mundo, um povo local bem educado, ruas limpas e seguras e a lista de qualidades vai longe. Eu ainda quero voltar e curtir mais coisas que não conheci e claro rever os amigos que fiz por lá.

Sugiro a todos que vão estudar fora, seja para Vancouver, ou qualquer lugar, fazer uma boa pesquisa em tudo que significa morar lá durante o curso. Custos, transportes, moradia, alimentação, cultura e por aí vai. Sem esquecer claro de garantir um bom conhecimento na língua local, ainda mais se você vai estudar. No meu caso eu sofri um pouco com o linguajar técnico da cozinha, pois mesmo falando inglês, eu não tinha uma boa bagagem do inglês coloquial usado nas cozinhas. E era engraçado pois eu carregava um dicionário monstro de mais de 2 kg junto com o material das aulas. Valeu o esforço!

O restaurante que mencionei é o Lupo (na minha época, Villa del Lupo), cozinha italiana típica do norte, com toques bem modernos. Foi um estágio e meu primeiro emprego na cozinha. Um baita aprendizado pois tive contato com panificação, confeitaria, cozinha quente como um todo e a qualidade exigida pelo chef sempre me fazia me esforçar para entregar preparos como ele queria. Era puxado, mas aprendi bastante em pouco tempo. E claro que tinha diversão também. A equipe era um bando de malucos que cozinhavam como se estivessem na casa deles de tão descontraídos, mesmo nas noites de muito movimento. Era comum ver os caram fazendo embaixadinhas com hacky sacky (aquela bolinha de pano com areia) bem no meio da cozinha, enquanto o chef fazia a marcha dos pratos. Foi o único lugar que vi isso na minha vida! *risos* E acho que nunca deixaram a bolinha cair num prato ou numa panela de molhos! *risos*

Sobre Vancouver eu falaria muito mais, mas ainda tem a questão do meu tempo fora. Estive lá há quase 9 anos e muita coisa deve ter mudado, para melhor imagino. A única coisa que deve estar igual seguramente, é o inverno chuvoso extremamente frio. Alias, essa é a única coisa que eu detono Vancouver, pois sofri lá durante longos 3 meses, o resto é paraíso. No verão então... Um dos melhores lugares do mundo disparado."

2 comentários:

  1. Grande Sica,

    Parceria gastro-turística agora?! Show de bola! Valeu pela publicação do relato e espero que sirva de referência para outras pessoas se aventurarem também.
    A foto da primeira parte é de Kitsilano Beach, uma Ipanema de Vancouver, com um astral e visual fantásticos.
    Mais uma vez, obrigado pelo espaço no blog.

    Abração,
    Marcus

    ResponderExcluir
  2. Marcus, eu e os leitores, principalmente o Ciro, é que agradecemos as dicas. Sabes que o espaço está sempre aberto para você!

    Grande abraço

    ResponderExcluir