quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Molho agridoce thai

Heinz vendendo ketchup aos inventores

Saiu uma matéria bem legal no jornal Pioneiro de Caxias do Sul sobre o tema agridoce. As jornalistas entraram em contato para se inteirar mais sobre o assunto e ver a possibilidade do chef executar uma receita. O contato veio através do pessoal do Umai-Yoo, restaurante asiático que estou prestando consultoria e que certamente é o local mais bacana da serra para sair e comer bem num ambiente diferenciado.

Mas o que é agridoce, afinal? Agridoce é um molho originário da China e leva açúcar, vinagre e sal. Gosto de como o molho é chamado em inglês: sweet and sour, ou seja doce e ácido. Assim não rola confusão, já diz de cara o que é.

Por aqui no Brasil sinto que o agridoce foi para outro lado, outra interpretação. Observo que pratos ou molhos agridoces tem sinônimo de doce e salgado, esquecendo do ácido, sabor marcante e característico. Um exemplo de molho agridoce que todo mundo conhece é o famoso ketchup, que por sinal é chinês também.

Foram duas receitas que ilustraram a matéria do Caderno Almanaque, vou postar primeiramente a do molho agridoce thai, pré-requisito para fazer o filé de porco agridoce tailandês que postarei em seguida.

Molho agridoce thai

Ingredientes - Quantidades
Açúcar cristal - 200 g
Alho picado - 40 g
Abacaxi sem calda em cubos - 200 g (lata)
Cebola picada - 150 g
Ketchup - 300 g
Vinagre de arroz - 60 ml
Sal - Uma pitada
Óleo de canola - 2 colheres de sopa

Preparação:
-Bata num processador o abacaxi e o açúcar cristal. Reserve.
-Numa panela média, refogue o alho e a cebola.
-Adicione o abacaxi batido, o ketchup, vinagre e sal.
-Quando ferver abaixe bem o fogo.
-O molho tem que estar equilibrado, com notas de doce e ácido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário