sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Futuros chefs


Hoje de manhã fui ao Senac como convidado para avaliar o trabalho final dos alunos do curso de Cozinheiro. Lá foi minha escola e é um privilégio receber esse convite do meu mestre Mamadou. Fiquei impressionado com a sutileza dos pratos. Eles fizeram bonito, de entrada um mix de folhas com tomate cereja e molho de iogurte acompanhado de uma fatia de parmesão na chapa. Logo a seguir purê de lentilhas vermelhas com codorna, que estava muito saborosa. Pra finalizar um bavarois de laranja na textura correta e bem apresentado.

Nessa mesma turma eu avaliei um grupo que fez um menu tailandês. Foram acima da média, mas as nuances do tempero tailândes, fez com eles perdessem alguns pontos na minha avaliação. O molho da entrada estava salgado, certamente devem ter se passado um pouco no uso do nam pla ou molho de peixe. Extraído das anchovas é ele que salga a comida thai, além do molho de ostras e shoyu light.

Pessoalmente foi a maior dificuldade que tive na hora de fazer meus primeiros pratos thai. Mas aí que entra a experiência do cozinheiro. Eu aprendi o seguinte, sempre quando for preparar um prato novo, coloca menos molho de peixe, prova e depois vai corrigindo o tempero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário