quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Feijão da Maria

Feijão maravilha

Preto, branco, carioca e fradinho. O nosso bom feijão de cada dia pode ser feito de diversas maneiras. Cada um tem sua receita. Lembro de uma cozinheira que adorava colocar pimentão verde, e jurava de pé junto que era uma delícia. Tá bom, acredito, mas não quero pimentão no meu feijão!

O que sinto falta no meu feijão é de colocar um ingrediente politicamente incorreto: a banha. Esse nobre ingrediente da culinária das antigas dá um sabor e textura inigualáveis ao feijão. Na casa da minha saudosa vó Wanda, mãe do meu pai, tinha uma cozinheira de mão cheia.

Quando ia de férias pra casa da vó, lembro que a hora do almoço era a mais aguardada por mim. O suco de limão-bergamorta, feito pelo vô Sica era o melhor da vida, disparado. Mas o ponto alto era o feijão da Maria, de uma cremosidade e cor intensa. A textura era perfeita e o sabor de agradar o paladar dos mais exigentes. Sempre fiquei curioso pra saber qual ingrediente mágico a Maria colocava no feijão.

Foi quando acordei mais cedo e fui à cozinha. A Maria ainda escolhia os grãos. Eu, como sempre fui inxerido, fiquei por ali, como quem não quer nada. Na hora de começar a fazer o feijão, a Maria foi à geladeira e de lá tirou um pacote com uma espécie de papel manteiga embrulando o conteúdo.

Estava escrito: BANHA. "Maria, o que é banha?", perguntei. Banha é o que dá o sabor especial no feijão, que teu avô tanto gosta.

E o segredo do feijão da Maria foi revelado.

3 comentários:

  1. Que lindo! Adoro as tuas memórias...
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Banha, bucho, pé de porco, tudo isso deixa o feijão uma delícia.

    Tenho mania de colocar pé de porco,hehehe.


    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Lindo mesmo Lippe! Principalmente pra gente que eh da familia, recordar momentos tao bons em nossas vidas!!
    E atraves do teu blog, alem de tirar receitas especias pro meu cardapio na New Zealand, ainda consigo acompanhar um pouco sobre a tua vida mano!!
    Continua escrevendo assim, pois cada vez mais sou tua fa numero 1!!!
    xoxo
    Nanda

    ResponderExcluir