sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Pinotage

O clássico do pinotage

O mundo dos vinhos tem cada história que pode virar livro ou filme, quem sabe até os dois. Contei como ressurgiu a carmenere na América do Sul e o fato dela tornar-se a uva emblemática do Chile.

Uma das características que mais gosto dos vinhos é a seguinte: quanto mais se bebe, mais se aprende sobre o assunto. Foi tomando o pinotage que soube que era a uva emblemática da África do Sul. Provei e gostei.

Achei diferente o nome pinotage e fiquei intrigado da sua origem. Na verdade a origem da palavra pinotage vem da cruza da clássica uva pinot noir com a nem tanto apreciada hermitage. Acontece que a hermitage tinha se adaptado rapidamente ao solo sul africano. O pai dessa cepa é o professor Abraham Izak Perold, que foi enviado para a Europa em busca de novas uvas para serem plantadas no país. Perold tinha morado na França e era o cara certo para a missão. Trouxe na bagagem 177 novas variedades e começou a plantar e observar.

A cruza que originou o pinotage aconteceu em 1925, no quintal da casa de Perold, que preferiu observá-las de perto ao invés de levá-las ao laboratório. Isso demonstra que ele sabia que ali nascera algo especial. Perold mudou-se e as mudas foram recuperadas por outros professores da
universidade.

O primeiro pinotage foi degustado somente em 1941 e até hoje surpreende com sua história, sabor e aroma. A fama veio em 1991 numa competição internacional em Londres e após a visita na Cidade do Cabo em 1995 do editor da revista americana Wine Spectator, que declarou depois de degustar antigos Kanonkop de pinotage: "o que está acontecendo aqui? isto é espetacular, espetacular!".

Foram 75 anos até que o pinotage fosse descoberto e aplaudido pelos "entendidos" do mundo do vinho. Por isso sempre digo, reconhecimento só vem com o tempo.

2 comentários:

  1. Também aprecio bastante a pinotage. Alguns rótulos que provei tinham um interessante e marcante sabor de chocolate amargo.
    Recomendo a investida.
    Abraços,

    Marcus

    ResponderExcluir
  2. É isso Marcus, o pinotage é sempre uma boa pedida.
    Abração

    ResponderExcluir